Eleições nos Subcomitês reafirmam participação e democracia no CBH Rio das Velhas

06/11/2023 - 8:05

O processo de renovação dos Subcomitês do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) mobilizou dezenas de pessoas e instituições ao longo de toda a bacia. Dos 19 organismos de participação horizontal, consulta e proposição, a eleição para o mandato 2023/2025 ocorreu em 18 coletivos, já que o Subcomitê Rio Pardo foi constituído há pouco mais de um ano.


“O trabalho começou lá no princípio do ano, para mobilizar os atores, sobretudo naqueles Subcomitês onde havia déficit de participação”, conta a bióloga Karen Castelli, doutora em Engenharia Ambiental e coordenadora da equipe de Mobilização Social e Educação Ambiental do CBH.

Para Castelli, o resultado “foi bem exitoso, na primeira eleição pós-pandemia, com encontros presenciais em muitos casos e a equipe de mobilização em campo, atuando nos territórios”. A renovação dos conselheiros, detalha a coordenadora, ficou “na casa dos 50%”, e em cerca de “80% dos Subcomitês não ficou nenhum posto titular vago”, comemora.

A voz dos coordenadores

A qualidade da participação foi destaque para quatro dos coordenadores entrevistados por nossa reportagem, um de cada região fisiográfica da bacia.

Reuber Guimarães, do Subcomitê Santo Antônio e Maquiné (Médio Baixo Rio das Velhas) e representante do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Curvelo, alegra-se com o fato de que foi possível “atrair prefeituras, como Curvelo e Inimutaba, a Copasa [Companhia de Saneamento de Minas Gerais], a Emater [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural], o Cefet [Centro Federal de Educação Tecnológica], várias empresas usuárias da água, o Lions, a Maçonaria e a Polícia Ambiental”, além de organizações da sociedade civil.

Guimarães vê como principal desafio “conectar os municípios que ficam mais abaixo no Córrego Santo Antônio para plantar a conscientização sobre o saneamento”. Outro objetivo é “retomar o projeto hidroambiental no Ribeirão Maquiné”.


Eleição no Subcomitê Santo Antônio e Maquiné


Maíra Lima, coordenadora do Subcomitê Rio Curimataí (no baixo curso do Velhas) e turismóloga da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Joaquim Felício, achou “bem bacana a participação”. “Mesmo quem não pôde estar presente manifestou interesse em compor o Conselho”, registra.

No horizonte, vê o trabalho com as “empresas que atuam na Serra do Cabral e demandam grande volume de água, como a agropecuária e o plantio de café”. Essa dinâmica, aponta, “influencia toda a bacia do Curimataí” e precisa ser abordada. A “falta de saneamento básico no Rio das Pedras, afluente do Curimataí”, será outra frente de trabalho do Subcomitê.


Novo Subcomitê Curimataí


Qualidade e quantidade

Do Alto Rio das Velhas, região responsável pelo abastecimento de boa parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), quem fala é o coordenador do Subcomitê Rio Itabirito, Elias Rezende, diretor de comunicação da Associação Comunitária de São Gonçalo do Bação e produtor de cachaça no distrito itabiritense: “Acho que ficou bem representativo, com uma boa composição”.

Rezende avalia que o grande diferencial dos Subcomitês é o fato de estarem “mais perto dos problemas e das soluções, fincados no território onde as coisas estão acontecendo”.

O “grande desafio vai ser sempre manter a quantidade e a qualidade da água, principalmente aqui onde a mineração acontece com muita força, o rebaixamento de lençóis freáticos. Trata-se de preservar a recarga e as nascentes”.

Regina Torres, do Subcomitê Poderoso Vermelho (Médio Alto Rio das Velhas), foi reeleita coordenadora geral num encontro com “35 pessoas de diversos locais e instituições”. Foi “uma reunião muito bonita, em formato de arena, sem hierarquia, com histórias múltiplas e emocionantes”, relembra.

O Subcomitê, ampliado para 18 conselheiros, vai atuar “na ampliação dos projetos hidroambientais”, preservação da natureza e das águas e com projetos de ecoturismo.


Eleição nos Subcomitês Rio Itabirito e Poderoso Vermelho


Quer saber mais sobre o papel do Subcomitê e dos conselheiros? Acesse:


Reuniões eleitorais também foram realizadas de modo virtual, como nos casos dos Subcomitês Ribeirão Arrudas e Ribeirão Jequitibá.


 

Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Paulo Barcala
*Fotos: TantoExpresso