Em meio ao período de estiagem, Convazão discute contribuições de reservatórios no Alto Rio das Velhas

09/07/2019 - 12:56

Com o comunicado do rebaixamento do reservatório da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Rio de Pedras, localizado em Acuruí, no município de Itabirito, e operado pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), o Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas (Convazão) discutiu, em reunião na última sexta-feira (5), formas de compensação da contribuição dessas águas ao Rio das Velhas, especialmente durante o período de estiagem.

Liderado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o Convazão reúne representantes da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), SAAE (Serviço Autônomo de Saneamento Básico) de Itabirito e IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), além de Cemig e mineradoras Vale e Anglogold Ashanti, que possuem barramentos de água na região do Alto Rio das Velhas, para pensar soluções para a segurança hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Segundo informou na reunião o representante da Cemig e secretário do Comitê, Renato Constâncio, o rebaixamento da PCH já ocorre e foi motivado pela detecção de um vazamento nos blocos de ancoragem da tubulação de concreto. “Para se efetuar o reparo é necessário fechar as comportas da tomada d’água para ensecar o trecho da tubulação, pois a manutenção ocorrerá por dentro da tubulação. Foi deliberado pelo rebaixamento da represa para garantia da segurança das equipes que farão essa manutenção”.

Ainda de acordo com Constâncio, o rebaixamento está acontecendo de forma lenta – cerca de 20 cm/dia – e a Cemig promove acompanhamento ambiental a montante e de qualidade da água a jusante do reservatório. A expectativa de completo rebaixamento é até o final de julho.

Para suprir a contribuição de vazão que a PCH Rio de Pedras oferece ao Rio das Velhas, os membros do Convazão determinaram que a Anglogold Ashanti deverá começar a liberar água mais efetivamente de seus barramentos a partir do final de julho – justamente a partir de quando a represa da PCH Rio de Pedras começará a reter água para encher novamente.

 

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro
Fotos: Luiz Ribeiro