A mais recente reunião ordinária do Subcomitê Ribeirão Arrudas, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), contou com a presença do Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura de Belo Horizonte, Josué Valadão, que juntamente com sua equipe apresentaram as obras de médio e grande impacto viário, assim como os programas e ações de prevenção de enchentes previstos para a bacia do Arrudas.
Na ocasião, o diretor de Gestão de Águas Urbanas, Ricardo de Miranda Aroeira, falou da Política de Gestão do Risco de Inundações em Belo Horizonte, do Plano Diretor de Drenagem da cidade, Plano Municipal de Saneamento, Programa de Recuperação Ambiental e Saneamento – Drenurbs, e das intervenções para redução do risco de inundações na bacia do Ribeirão Arrudas, como destaque para bacia de contenção de cheias no Córrego Bonsucesso e as ações de tratamento de fundo de vale e bacia de detenção de cheias nos Córregos Olaria, Jatobá, Túnel Camarões, Bairro das Indústrias e Canal Paralelo do bairro Calafate.
Confira a apresentação:
Também foi apresentado na reunião o projeto recentemente contratado pela Agência Peixe Vivo que, via recursos da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio das Velhas, permitirá a criação do Termo de Referência para o levantamento topográfico e fundiário do Parque Olhos D’água, na bacia do Bonsucesso. “A PBH está executando obras de infraestrutura sanitária na mesma bacia, já tendo concluída a bacia de detenção que praticamente acabou com as enchentes a jusante e está finalizando os interceptores de esgoto. Esses dois projetos, do Subcomitê Arrudas e do Drenurbs da PBH, se tornaram complementares”, destacou o coordenador do Subcomitê Ribeirão Arrudas, Humberto Marques.
A Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte irá levantar os dados oficiais junto à Secretaria de Regulação Urbana sobre a área em estudo para subsidiar os trabalhos da Consominas, empresa que vai executar o Termo de Referência para o projeto. “Novo encontro se dará quando o levantamento do futuro parque estiver pronto, pois a bacia de detenção será parte integrante da área de preservação. Trata-se de importante elo, um corredor ecológico entre a Estação do Cercadinho e o Parque Rola Moça, daí a necessidade de sua conservação”, enfatizou Humberto.
Veja as fotos da reunião:
O coordenador também elogiou a iniciativa do Subcomitê de se aproximar do órgão público municipal. “Foi um encontro importante que estreitou relações entre os membros do Subcomitê e os agentes públicos, abriu-se um canal de comunicação com a sociedade civil. A visita e a excelente apresentação por parte da Diretoria de Aguas Urbanas serviu para chamar a atenção dos presentes da necessidade da participação da sociedade civil nos fóruns existentes como o COMUSA – Conselho Municipal de Saneamento, instância decisória sobre a aplicação dos recursos públicos em obras para as comunidades. Ficou clara a intensão da PBH em esclarecer dúvidas técnicas das obras planejadas”.
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Luciana Gomes (Mobilização CBH)