Encontro Ambiental finaliza projeto de diagnóstico para a recuperação da Lagoa do Fluminense, em Matozinhos

07/10/2019 - 12:36

Na quinta-feira (03), os integrantes do Subcomitê Carste, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), reuniram-se para examinar e discutir os resultados do projeto hidroambiental para elaboração de diagnóstico e plano de ações para a recuperação da Lagoa do Fluminense, em Matozinhos.

O encontro foi iniciado com a apresentação dos alunos da Escola Estadual Felícia Fernandes Campos, do distrito de Mocambeiro, que entoaram cânticos indígenas de respeito à natureza e ao meio ambiente. Em seguida, Rafael Alexandre Sá, Engenheiro Agrônomo da Localmaq, empresa executora do projeto, apresentou o relatório completo dos estudos diagnósticos realizados em Mocambeiro, bem como o plano de ação idealizado para a recuperação da Lagoa do Fluminense.

Logo no início da apresentação, Rafael enfatizou que, em pesquisa realizada no início dos trabalhos, quase a totalidade da população local afirmou desconhecer que houvesse algum recurso hídrico próximo à sua residência. “De alguma forma, em algum momento, houve essa separação do ambiente natural, do ecossistema hídrico, da rotina da vida das pessoas que moram aqui. Como reintegrar a população ao ambiente? Como tentar projetar melhorias ambientais da lagoa se a população não considera importante?”. Segundo ele, o envolvimento da população é o ponto de partida para qualquer ação que pretenda recuperar a Lagoa do Fluminense.

Além disso, o diagnóstico também demonstrou em Mocambeiro não há um escoamento dos efluentes adequado – todas as casas utilizam fossas sépticas – nem um manejo adequado do solo – em muitos locais já há pastagens degradadas. Tudo isso faz com que a infiltração da água no solo seja menor e o risco de contaminação das lagoas cársticas maior.

Nesse sentido, além da mobilização social e da educação ambiental previstos no projeto, foi sugerido também como plano de ação a construção de um centro de convivência às margens da lagoa para que a população seja reintegrada ao ambiente em que vive. José de Castro Procópio, membro do Subcomitê Carste, lembrou que “quando as pessoas não identificarem esse espaço como um espaço de lazer, um espaço de convivência, ele vai ser um espaço abandonado.” O vídeo que apresentou o projeto do centro de convivência foi aplaudido por todos os participantes da reunião.

Veja as fotos do evento:

Também está previsto no plano de ação a pavimentação de ruas próximas à lagoa com materiais que permitam a infiltração da água no solo para abastecer a lagoa, juntamente com um sistema de drenagem de águas pluviais com gradeamento para barrar o lixo. Além disso, Rafael lembrou que é urgente construir um sistema de rede coletora de efluentes para evitar a contaminação dos recursos hídricos, projeto já em discussão entre a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e a prefeitura de Matozinhos.

Mas essas não foram as únicas ações apresentadas no diagnóstico – muito precisa ser feito no intuito de proteger e recuperar essa área das lagoas cársticas: manejo da pastagem de forma sustentável, revitalização do entorno da lagoa, recomposição florestal das APPs das demais lagoas, programa de educação ambiental e mobilização social, entre outras ações foram levantadas como prioritárias. Todas essas ações, incluindo aquelas que se fazem necessárias para as demais lagoas da região, foram estimadas em cerca de R$ 2 milhões.

“Nós temos esses desafios pela frente, mas são desafios animadores, motivadores. Como comitê, estamos encorajados para encarar esse projeto com muito desejo de vê-lo realizado. Vamos caminhando um passo de cada vez, até que consigamos enxergar o fruto do nosso trabalho, do trabalho do CBH Rio das Velhas, do Subcomitê do Carste, da população, do IEF, do ICMBio, da Prefeitura Municipal – enfim, de todos nós”, finalizou José Aparecido Duarte, Coordenador do Subcomitê Carste.

UTE Carste

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Carste localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Confins, Funilândia, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo e Prudente de Morais, ocupa uma área de 627,02 km2 e detém uma população de 91.990 habitantes.

Subcomitê Carste

O Subcomitê Carste foi instituído em 14 de agosto de 2013, composto pelos municípios de Confins, Funilândia, Lagoa Santa, Matozinhos, Pedro Leopoldo e Prudente de Morais.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Leonardo Ramos