Encontros de Grupos de Trabalho aconteceram na região do Médio Rio das Velhas

13/02/2019 - 19:44

Na última semana, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Agência Peixe Vivo e as prefeituras dos municípios de Esmeraldas, Confins, Capim Branco e Jequitibá realizaram o 1º Encontro do Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Na oportunidade, a empresa Seletiva Consultoria, responsável pela execução do projeto, apresentou o Plano de Trabalho, Programa de Mobilização Social e de Comunicação dos PMSB.

A coordenadora – geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá e secretária de Meio Ambiente também do município de Jequitibá, Poliana Valgas, explica que o grupo de trabalho foi criado para acompanhar e participar da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. “O objetivo do encontro foi de apresentar o plano de trabalho, as atividades que serão realizadas e os produtos do PMSB que a empresa irá entregar”.

Valgas ainda destaca que, o grupo tem a representação do poder público, da sociedade civil organizada, da comunidade rural e de representantes do legislativo. “Isso, para facilitar a conexão com as entidades e para colaborar com o trabalho entre a empresa e as comunidades no repasse de dados e informações”.

O Plano de Saneamento Básico expressa um compromisso coletivo da sociedade em relação à forma de construir o futuro do saneamento no território. O documento deve partir da análise da realidade e traçar os objetivos e estratégias para transformá-la positivamente e, assim, definir como cada segmento deve se comportar para atingir os objetivos e as metas traçadas.

“O município de Jequitibá está muito contente. Pois, o plano é importante para a cidade por se tratar de uma ferramenta de gestão e de proporcionar um planejamento efetivo e claro em como investir os recursos no horizonte de 20 anos. E, além disso, principalmente, por ter condição de ter um plano elaborado pelo Comitê de bacia. Estamos felizes e agradecidos pelo CBH Rio das Velhas ter aceitado a nossa demanda” agradeceu Valgas.

Confira as fotos das reuniões que aconteceram nos municípios de Esmeraldas, Confins, Capim Branco e Jequitibá:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br