Exposição sobre a bacia do Rio das Velhas está na Câmara Municipal de Belo Horizonte

26/07/2019 - 12:26

Para provocar a reflexão e trazer a atenção das lideranças públicas e da própria população que circula pelos corredores da Câmara Municipal da capital, a exposição de fotografias segue ocupando esse e outros espaços importantes da cidade como parte da campanha “Que rio queremos? Cuidar é melhor que destruir”.

Inaugurada em 25 de junho de 2019 na Estação Central do metrô de Belo Horizonte dentro da programação oficial da Semana do Rio das Velhas, a exposição é composta por imagens importantes que trazem o alerta da degradação e a valorização das riquezas da bacia do Rio das Velhas. Entre as fotografias, há registros das atividades de recuperação de áreas degradadas, da poluição do rio, das atividades minerárias e momentos inspiradores que mostram o convívio saudável de crianças e adultos com os cursos d’água.

Essas e outras imagens podem ser conferidas nos corredores de uma das casas que tem feito um trabalho importante pelo Rio das Velhas. Isso porque, desde o desastre com a barragem da Mina Córrego do Feijão, da empresa Vale, em 25 de janeiro deste ano na cidade de Brumadinho, os vereadores Edmar Branco (Avante) e Bella Gonçalves (PSOL) atenderam um apelo dos movimentos sociais e comitês de bacia e instalaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito das Barragens (CPI das Barragens). Criada em 20 de fevereiro, a CPI tem atuado na apuração dos impactos que o despejo de rejeitos da mineração no Rio Paraopeba poderão trazer para o abastecimento de água de Belo Horizonte.

“Para além de um processo que retirou vidas, histórias, comunidades de diversas pessoas, nos chamou a atenção a destruição dos rios que são fonte de vida e economia para todas as comunidades que são abastecidas ou que são irrigadas por eles para suas atividades produtivas, para usos prioritários da água como é definida inclusive na legislação nacional. Diante dessa tragédia, a Câmara Municipal de Belo Horizonte foi a primeira a instituir uma CPI com assinatura de diversos vereadores e depois foi composta pelos colegas de uma maneira muito aguerrida”, explica Bella Gonçalves, vereadora que integra a comissão.

Confira as fotos da exposição na Câmara:

Na última quinta-feira (25), data que marcou os seis meses da tragédia em Brumadinho, a CPI das Barragens convocou as Câmaras Municipais e Prefeituras de 20 cidades da RMBH para debaterem a urgência de cuidar do abastecimento de água em todas essas cidades. Na ocasião foi construída e assinada uma carta aberta aos municípios chamando a atenção para a necessidade de fiscalização de atividades que impactam os sistemas de abastecimento e sobre a importância da atuação conjunta para elaborar novos modelos de gestão hídrica.

“Esse encontro foi promovido para buscar forças e pedir o compromisso de cada prefeito e de cada integrante da câmara desses municípios. Infelizmente só compareceu aqui representantes de Raposos, Ibirité e nós de Belo Horizonte, mas nós queremos mostrar para a sociedade a importância de fazer essa discussão da água porque, se romper qualquer barragem no sistema do Rio das Velhas, Belo Horizonte vai ficar sem água”, explica o presidente da CPI das Barragens, vereador Edmar Branco, que lamenta a pouca presença dos prefeitos e vereadores da região metropolitana, que mostra a falta de interesse em discutir um tema tão importante para a sociedade.

As atividades da CPI das Barragens permanecem nas próximas semanas com três encontros importantes que ainda serão realizados. No próximo dia 30, a partir das 10h, será ouvida a empresa Vale. Já no dia 6 de agosto, às 10h, a CPI terá a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Germano Vieira, e no dia 12, às 10h, o encontro será com o senador Carlos Viana, relator da CPI que investiga as causas do rompimento da barragem em Brumadinho no Senado. No dia 20 de agosto será apresentado o relatório final da CPI das Barragens para Belo Horizonte e na sequência o documento segue para ser apresentado no dia 22 para a Câmara dos Deputados e Senadores em Brasília.

Já a exposição, que está aberta para visitação desde o dia 16 de julho na Câmara Municipal de BH, inaugurada no Seminário Água X Mineração, promovido pelos Subcomitês Ribeirão Arrudas e Onça do CBH Rio das Velhas, Gabinete de Crise da Sociedade Civil, Projeto Manuelzão e CPI das Barragens na Câmara Municipal e com intensa participação popular, segue até o dia 10 de agosto, e depois segue para outros espaços. O horário de visitação é das 7h às 19h e o endereço é na Av. dos Andradas, 3100, bairro Santa Efigênia, Belo Horizonte.

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto e Fotos: Michelle Parron