Fórum Mineiro de CBHs discute o posicionamento sobre a remodelagem proposto pelo Governo de Minas

15/11/2019 - 12:33

Membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) de Minas Gerais se encontraram no CREA-MG (Conselho Regional e Engenharia e Agronomia), na terça-feira (12), para discutir a proposta do governo mineiro de alterar o modelo de gestão das águas e alinhar o posicionamento dos comitês frente a essa questão.

Marcus Vinícius Polignano, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e coordenador do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH), mostrou a apresentação-base de sua fala na Audiência Pública que aconteceria em seguida. Ele demonstrou como o plano de remodelagem proposto pelo Governo de Minas Gerais poderia ser nocivo à existência dos CBHs, não só os de Minas, mas também os do Brasil. “Estamos falando em desmonte de comitês. E quero alertar a todos: hoje, nacionalmente, todos estão de olho no que está acontecendo em Minas, porque se arrebentarem com os comitês aqui, arrebentarão também no Brasil. Não tenham dúvidas: isto está sendo um laboratório de desmonte de comitês de bacias” alertou.

Nesse sentido, Hideraldo Buch, recém-reeleito coordenador geral do Fórum Nacional de CBHs, enfatizou a importância estratégica de Minas Gerais no contexto nacional dos recursos hídricos. “Minas tem um peso enorme na discussão nacional e, por isso, tem sempre estado à frente em alguns avanços. Mas, vemos esse processo de remodelagem de comitês como um retrocesso”, pontuou.

Após a apresentação, os membros dos CBHs tiveram a palavra livre para se expressar. Unanimemente, os CBHs se posicionaram contra o plano de remodelagem, especialmente pelo fato de que o governo não abriu diálogo com os comitês. “Nós não somos necessariamente contra a remodelagem, que está prevista no Plano Nacional de Recursos Hídricos. Mas, da forma que está sendo colocada essa proposta, de cima pra baixo, ela ofende a legitimidade dos comitês, que já foram definidos”, disse Luiz Humberto Souza, representante do CBH Araguari.

Veja as fotos do evento:

 

Eleição do Colegiado Coordenador do Fórum Mineiro de Comitês

Na reunião, os membros dos comitês reelegeram, para o próximo biênio (2020-21), o Colegiado Coordenador do Fórum Mineiro, cujo coordenador geral é Marcus Vinícius Polignano (CBH Rio das Velhas), contando com Luiz Garcia (CBH São Mateus) e Nádia de Oliveira Rocha (CBH Caratinga) como coordenadores adjuntos.