Instituto do Meio Ambiente do MS visita CBH Rio das Velhas para troca de experiências

04/11/2020 - 9:45

Com o objetivo de aperfeiçoar a gestão dos recursos hídricos e trocar experiências entre si, o Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), autarquia responsável pela gestão ambiental sul mato-grossense, realizou uma visita à Agência Peixe Vivo para conhecer melhor as atividades desenvolvidas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas).

No dia 28 de outubro, o representante do Imasul, Rômulo Louzada, juntamente com o consultor Renato Roscoe, da Arkun Consultoria (prestadora de serviços na área de fertilidade do solo e agricultura de precisão), participaram de uma reunião com a diretora-geral da Peixe Vivo, Célia Fróes, e a presidente do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas.

“Temos um desafio enorme no Mato Grosso do Sul e viemos aprender com o CBH Rio das Velhas e a Agência Peixe Vivo que estão muito à frente em projetos de recuperação ambiental. Temos a intenção de recuperar uma área degradada de duas microbacias que apresentam áreas em estágios avançados de degradação do solo e queremos aprender com a experiência de Minas”, afirmou.

Para a presidente do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, o intercâmbio de experiências é exitoso para a gestão dos recursos hídricos. “Apresentamos o modelo de gestão do CBH Rio das Velhas que é participativo e descentralizado. Mostramos os nossos desafios na elaboração dos projetos desde a elaboração do TDR [Termos de Referência] até a sua execução. Também foi uma oportunidade de aprendizado com a experiência do IMASUL e percebemos a importância de atuar no momento certo. Para o Comitê é importante, pois damos transparência às nossas ações e evidencia que estamos em um caminho assertivo. É gratificante ver o reconhecimento de outras instituições e poder contribuir”.


Veja as fotos da reunião: 


Visita Técnica

No dia 29 de outubro, o representante do Imasul e Arkun Consultoria, juntamente com membros da equipe de mobilização do CBH Rio das Velhas e Agência Peixe Vivo, realizaram uma visita técnica à São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, no Alto Rio das Velhas, região onde foi desenvolvido o projeto hidroambiental na Área de Preservação Ambiental (APA) Estadual Cachoeira das Andorinhas. O projeto foi fruto do chamamento público realizado em 2015, teve um custo de aproximadamente R$ 500 mil, sendo desenvolvido entre os anos de 2017 e 2018.

O projeto objetivou a revitalização hidroambiental de quatro microbacias do Rio das Velhas e APA Estadual Cachoeira das Andorinhas, por meio de intervenções que promovessem a conservação do solo, recarga dos aquíferos e proteção de nascentes, além de promover a educação e capacitação da população local a respeito de conservação ambiental.

O membro do CBH Rio das Velhas, Ronald Guerra, acompanhou a visita técnica e mostrou que um problema ambiental recorrente na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Nascentes consiste na grande supressão da vegetação, tanto em topos de morros quanto em encostas, vales dos rios e matas ciliares, objetivando a expansão das atividades agrícolas e da urbanização. “A retirada da vegetação deixa o solo exposto, aumentando a ocorrência de processos erosivos e desencadeando o carreamento de sedimentos para os cursos d’água próximos, assoreando-os”, explicou.


Veja as fotos da visita técnica: 


Ronald Guerra finalizou mostrando o desafio de realizar projetos como este. “Não é fácil implantar projeto de recuperação ambiental e mais difícil ainda é a manutenção dos mesmos. O que mantém essas ações é a participação social, por isso as ações de mobilização social são importantes. Visitamos áreas onde foram realizadas intervenções para conter o processo erosivo, mostramos ações que deram certo e outras que precisam de melhorias e agora vamos avaliar o que os projetos precisam para ter resiliência”, esclareceu.

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Luiza Baggio e Miguel Aun