Membros da CTECOM discutem Plano de Ação do CBH Rio das Velhas

01/04/2019 - 18:24

Os conselheiros da Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) reuniram-se, nesta segunda-feira (1), para debater o Plano de Ação que rege as atuações do Comitê. O documento define as macro diretrizes, objetivos e ações e as elenca em uma escala de prioridades.

O primeiro Plano de Ação do CBH Rio das Velhas foi feito em 2012 e o novo documento vai contemplar as estratégias de educação, comunicação e mobilização para os próximos dez anos, mas com revisões previstas a cada dois anos.

Dentre as ações previstas no Plano de Ação, são cinco os objetivos considerados prioritários a curto prazo: 1) divulgar e fortalecer a marca, a identidade e o papel e as ações do CBH Rio das Velhas e dos Subcomitês; 2) organizar, obter e disponibilizar informações existentes sobre a bacia do Rio das Velhas, visando subsidiar o Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos da Bacia; 3) definir princípios e diretrizes para ações de educação ambiental do Comitê; 4) fortalecer a gestão participativa e descentralizada da bacia; 5) ampliar o conhecimento e fortalecer a noção de pertencimento à bacia do Rio das Velhas, trabalhando o imaginário de maneira técnico-científica, lúdica, participativa e artística.

Os membros da CTECOM discutiram sobre a importância da educação ambiental como ferramenta de trabalho utilizada pelo Comitê. “Somos um braço importante na aplicação das políticas para a gestão dos recursos hídricos no estado. Devemos trabalhar as diretrizes da educação ambiental, mas isso não pode ser de uma forma engessada”, disse a conselheira Andréa de Brito Soares Silveira.

Já Edinilson dos Santos e Lilla Ayres Viana chamaram a atenção sobre a importância da comunicação para melhorar o entendimento da população em relação à bacia do rio das Velhas. Para os conselheiros é importante que a comunicação transcenda os membros do CBH Rio das Velhas.

Veja as fotos da reunião:

CTECOM

A CTECOM é encarregada de acompanhar os processos de comunicação e mobilização que estão em andamento no âmbito do CBH Rio das Velhas e de seus parceiros, tendo como finalidade pensar as ações educativas e de comunicação a serem executadas em projetos e ações do Comitê ou de projetos contratados pela Agência Peixe Vivo.

A Câmara é composta pelos seguintes membros: Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, José de Castro Procópio, da Associação de Desenvolvimento de Artes e Oficios (ADAO); Caroline Matos da Cruz Correia, do Instito Mineiro de Gestão das Águas (IGAM); Edinilson dos Santos e Márcio Roberto Lima, da prefeitura de Contagem; Andréa de Brito Silveira, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa); Humberto Martins Marques, da prefeitura de Belo Horizonte; Abner Jivajo Mendes Silva, da Vale; Amanda Amorim, do Movimento Artístico, Cultural e Ambiental de Caeté (Macaca); Lilla Ayres Viana, da Associação para Recuperação e Conservação Ambiental (Arca Amaserra); e Maria Teresa Corujo, do Fórum Nacional da Sociedade Civil na Gestão de Bacias Hidrográficas (Fonasc).

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio
Fotos: Luiza Baggio