Módulo de acompanhamento de projetos do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ é apresentado em reunião

14/06/2018 - 20:41

O Grupo Gestor do ‘Revitaliza Rio das Velhas’ reuniu-se, na última segunda-feira (11), para apresentação do módulo de acompanhamento de projetos que integram o Programa pela plataforma digital Siga Rio das Velhas. Participaram do encontro representantes das entidades que assinaram o Termo de Compromisso para realização do Revitaliza: o Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Agência Peixe Vivo. Também participaram da reunião representantes da K2 Sistemas, empresa responsável pela construção da plataforma Siga Rio das Velhas.

O diretor técnico da Agência Peixe Vivo, Alberto Simon, explicou o objetivo da ferramenta. “Trata-se de um mecanismo que permite a verificação do nível de água na bacia hidrográfica, por meio das informações disponíveis sobre qualidade de água, dados de outorga, situações de conflito e intervenções”.

O presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, ressaltou que a reunião visa promover um debate sobre a construção de um planejamento estratégico com as informações dos parceiros do Programa. “O que nos interessa dos parceiros são as metas, pois são elas que irão nos qualificar e gerar possibilidades de diálogo interno para o grupo superar as dificuldades. Temos uma bacia hidrográfica complexa com muitos atores e tomadas de decisões, assim é importante que cada um se veja nesse sistema”.

Thiago Campos, assessor técnico da Agência Peixe Vivo, explicou que cada parceiro tem compromissos e metas diferentes, assim “esse detalhamento das informações será o próprio parceiro quem irá definir’.

Polignano também ressaltou que o Siga Rio das Velhas é uma ferramenta de transparência das atividades em prol da revitalização da bacia. “O Siga possibilita mostrar para a sociedade as ações que estamos realizando para a melhoria da qualidade e quantidade das águas do Rio das Velhas”.

Ao fim do encontro, ficou definido que haverá reuniões com os parceiros do Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ para alinhamento de como serão inseridas as informações na plataforma.

Confira as fotos da reunião:

Siga Rio das Velhas

Trata-se de uma plataforma digital que permite a gestão do conhecimento produzido e o acesso de forma abrangente e colaborativa ao conjunto de informações a respeito da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Confira algumas funcionalidades do sistema:

. Armazenar, publicar e manter os dados produzidos na elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas;
. Armazenar, publicar e manter os dados de acompanhamento das outorgas de uso da água, emitidos para a bacia do Rio das Velhas;
. Armazenar, publicar e manter os dados geográficos da bacia, permitindo a construção e aplicação de modelos de análise espacial;
. Permitir a gestão dos conteúdos dos usuários e das ferramentas que compõem a plataforma;
. Permitir a difusão de informações e conteúdos por meio de uma sala de situação que será futuramente implantada pelo CBH Rio das Velhas.

Acesse o Siga Rio das Velhas.

Revitaliza

O Programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ estabelece o compromisso por uma atuação sistêmica e coordenada de vários atores com vistas a alcançar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade, visando garantir seus múltiplos usos e a segurança hídrica da bacia do Rio das Velhas, especialmente da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O Programa Revitaliza Rio das Velhas conta com três focos principais de atuação: a recuperação de passivo ambiental com tratamento de esgotos e ações de saneamento; a preservação e a produção de água e a gestão ambiental e a participação social.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br