Momento Rio das Velhas 37 – Que lama é essa?

12/04/2022 - 10:25

As inundações que arrasaram diversas cidades de Minas Gerais em janeiro deste ano, com destaque para a bacia do Rio das Velhas, trouxeram mais do que destruição e prejuízos. Carreados pelas cheias, elementos como arsênio, ferro, manganês e chumbo foram encontrados em concentração superior aos limites estabelecidos pela legislação em territórios onde a atividade minerária se faz presente.


Para falar sobre esse assunto, o episódio 37 do Momento Rio das Velhas conta com a participação dos acadêmicos Paulo Rodrigues, geólogo, ambientalista, pesquisador e docente, e Dulce Maria Pereira, professora da Universidade Federal de Ouro Preto e coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisa. Ambos integram diretamente a Rede de Monitoramento Geoparticipativo, responsável pela elaboração do estudo, que ainda está em curso, que detectou a presença desses metais nas águas da bacia.

Ao longo do programa, os dois falam sobre como a Rede de Monitoramento tem atuado para avaliar a presença de metais na lama carreada pela cheia de janeiro, e também sobre o que as águas e o ambiente de maneira geral perdem em termos ecossistêmicos com a presença desses elementos.


Dê o play, e ótima escuta!


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Produção: Luiz Ribeiro e Luciano Mafra