Momento Rio das Velhas: projetos hidroambientais na recuperação do Rio das Velhas

23/12/2019 - 13:18

Em dezembro, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) entregou dois projetos hidroambientais. Os projetos são implantados em diversos pontos da bacia e surgem a partir de reivindicações comunitárias, motivadas por problemas de degradação hidroambiental, que afetam a qualidade e a quantidade de água disponível.

O Projeto Hidroambiental de Difusão de Sistemas Agroecológicos em Propriedades Rurais na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá teve duração de 14 meses e contou com recursos na ordem de R$ 281.046,40. A iniciativa contemplou intervenções na Microbacia do Córrego Marinheiro e em áreas rurais da Epamig e Embrapa, nos municípios de Prudente de Morais e Sete Lagoas. Foram construídas 15 bacias de captação de águas pluviais (barraginhas), uma estufa para produção de mudas, instalação de unidade de irrigação, dentre outras iniciativas.

O estudo, também entregue, sobre o Diagnóstico de Propriedades Rurais na sub-bacia do Ribeirão Carioca no município de Itabirito realizou um diagnóstico das propriedades rurais localizadas na sub-bacia do Ribeirão Carioca para conhecer o produtor rural, o sistema produtivo de suas propriedades e seus subsídios para a implantação do Programa Produtor de Água. O estudo também desenvolveu um sistema de pagamentos por serviços ambientais para os produtores que praticam manejos conservacionistas.

Conheça mais detalhes sobre os projetos entregues em nosso podcast. Dê o play:

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social