Moradores e produtores de Nova União recebem com entusiasmo obras de preservação de nascentes na UTE Taquaraçu

28/07/2023 - 13:15

Na última quarta-feira (26), moradores e produtores locais do município de Nova União se reuniram na Associação de Moradores do Assentamento Ho Chi Minh para o seminário final do “Projeto Hidroambiental para Cercamento e Recuperação de Nascentes Áreas de Preservação Permanente na Bacia do Rio Preto”. A realização do projeto é do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e Subcomitê Rio Taquaraçu. A execução do projeto ficou a cargo da empresa Aplicar Engenharia, com apoio e fiscalização da Agência Peixe Vivo.


O seminário recebeu os moradores, produtores rurais, membros do Comitê, lideranças e técnicos ambientais logo pela manhã. Após uma atração musical e apresentação dos presentes, a empresa executora mostrou os resultados das obras realizadas ao longo do último ano.

Entre intervenções e serviços executados estão o cercamento de mais de 10 mil metros de área, a instalação de 54 placas educativas e indicativas de Área de Preservação Permanente (APP), o reflorestamento com mais de 16 mil mudas e enriquecimento de outras 7 mil mudas em área de plantio. O projeto teve como objetivo geral promover ações de recuperação hidroambiental na UTE Taquaraçu, a partir do cercamento, reflorestamento e a sensibilização da comunidade de assentados.

O produtor rural, Antônio Ribeiro, vê a realização da iniciativa com entusiasmo, já que o assentamento possui muitas áreas de preservação e a chegada do projeto possibilitará que novas áreas sejam demarcadas e, assim, protegidas. “Aqui no assentamento há muitas áreas de preservação que foram cercadas. Então, não é só receber [as obras], e sim trabalhar nessa linha, o de contribuir e fazer a nossa parte na manutenção e preservação dessas iniciativas” explicou Antônio.


Confira mais fotos da atividade: 


Iraide Pereira Cardoso, mobilizadora local e moradora da região, relembrou o tempo de seca e queimadas da região. “A gente sabe da importância, nós já tivemos aqui um momento de seca muito grande por causa das queimadas, né? E, infelizmente, acontecem e acaba matando tudo que tem na frente, deixando-nos muito sem ânimo. Então, desde o início, o projeto tem feito reuniões para explicar o que seria feito, portanto, sabemos da importância das nossas águas para a região e para evitar situações de seca como a que passamos”, conta.

Flávia Mendes, coordenadora de projetos da Agência Peixe Vivo e responsável pelo contrato, ressaltou a importância de a comunidade estar presente e participando do seminário. “Pudemos perceber que eles são bem engajados. Isso faz toda a diferença para o sucesso do projeto. A gente percebeu que eles possuem essa consciência e veem a importância das ações que foram realizadas no local. A ideia é que essas intervenções permaneçam e gerem os resultados que a gente espera”, ressaltou Flávia.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: João Alves
Fotos: João Alves