No Dia do Rio das Velhas, Comitê celebra 25 anos com Plenária e Exposição no Centro de BH

30/06/2023 - 9:15

Durante o Dia do Rio das Velhas, comemorado em 29 de junho, Belo Horizonte recebeu o quarto dia de programação da Semana do Rio das Velhas. Em homenagem aos 25 anos de atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), as atividades emocionaram membros, parceiros e atuantes da causa.


Uma Plenária Comemorativa foi realizada no auditório do Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, enquanto a Exposição ‘Velhas, Faço Parte’ envolvia moradores e turistas que transitavam pelo local.

O CBH Rio das Velhas foi criado em 1998. Desde então, é considerado um dos Comitês pioneiros na implementação dos instrumentos de gestão e, consequentemente, da gestão descentralizada e participativa em seu território. Como parte da programação, uma plenária comemorativa foi organizada e contou com a presença de várias pessoas que ajudaram a construir e consolidar a história do CBH Rio das Velhas.

Ex-presidente e, hoje, secretário do Comitê, Marcus Vinícius Polignano, relembrou a trajetória e a sabedoria herdada das águas para lidar com os desafios do dia a dia. “Construímos um Comitê sólido. Isso é difícil porque as tratativas que às vezes nos desunem, ou tentam fazer as cisões, são muito fortes. Mas tivemos na sabedoria das águas a unidade para entendê-las, que elas eram o bem maior a ser preservado. E que se esse rio foi construído ao longo de uma história geológica, de uma história até política na formação do estado de Minas Gerais, esse Comitê também tinha que ter sabedoria para saber tomar as decisões certas na hora correta”, refletiu Polignano.

Medalha Rio das Velhas

Em momento de muita emoção, cinco conselheiros que se destacaram pelos serviços e contribuições ao longo de toda a história do Comitê foram homenageados pela Medalha Rio das Velhas. Dois deles marcaram presença na Plenária comemorativa: Marcus Vinícius Polignano e Ênio Resende.

O segundo teve mais de 40 anos de atuação na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e 23 anos de luta e trabalho no CBH Rio das Velhas.

Emocionado, Ênio Resende, refletiu sobre a sua trajetória, momentos marcantes e a honra de participar de ações que impactaram positivamente o Rio das Velhas. “O melhor exemplo da minha vida profissional foi a minha experiência com o Comitê. Recebi com surpresa essa homenagem; jamais esperaria esse reconhecimento de vocês. Sei que a história não é um conto de fadas, mas essa é uma história que foi escrita com honra, com suor de pessoas exemplares. Eu participei de 23 anos com muito orgulho, desde a criação do Comitê, e saí quando me aposentei, em 2021. Com muita alegria que participei do CBH e de um pouco dessa história, dos passos tão positivos que foram dados, passos tão marcantes. Minha gratidão profunda e eterna por esse gesto. A luta continua”, finalizou Ênio.


Conselheiros históricos do CBH Rio das Velhas receberam homenagem durante a Plenária


Pacto pelo Saneamento Rural

Em parceria com o Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF), o CBH Rio das Velhas levará saneamento para nove comunidades rurais na bacia, alcançando cerca de 300 famílias em localidades que não possuem recursos financeiros suficientes para planejar e executar por conta própria seus sistemas de esgotamento. Os recursos são oriundos da cobrança pelo uso da água nas Bacias dos Rios das Velhas e São Francisco.

As localidades beneficiadas serão São José da Serra, no município de Jaboticatubas; Lagoa, em Congonhas do Norte; Batatal, em Diamantina; Tronqueiras, em Funilândia; Doutor Campolina, em Jequitibá; Riachinho, em Morro da Garça; Engenho D’água, em Ouro Preto; e João da Costa, em Baldim.

Presentes na plenária especial, prefeitos e representantes dos municípios se comprometeram a desenvolver ações coordenadas que levem à distribuição da água da bacia aos seus usos múltiplos, evitando conflitos e garantindo a sua qualidade e quantidade e, principalmente, o saneamento rural.

O prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, assinou o documento e disse que mesmo com a privatização dos serviços de saneamento na cidade, em 2020, parcerias devem ser feitas especialmente em prol do saneamento rural. “Ouro Preto aderiu com muito entusiasmo e responsabilidade a esse pacto do Comitê do Rio das Velhas, porque apesar da concessão à iniciativa privada, a área rural ficou de fora, sendo ainda de competência do poder público municipal. Por isso, eu quero agradecer”, disse.


Confira mais fotos do quarto dia da Semana Rio das Velhas 2023:


Balanço do Saneamento

Entre os presentes, representantes das Companhias de Saneamento mais representativas na Bacia do Rio das Velhas, a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e SAAE (Serviço Autônomo de Saneamento Básico) Itabirito, apresentaram balanço dos avanços e desafios relacionados ao setor nos últimos 25 anos.

Conforme apresentou o superintendente de meio ambiente da Copasa e conselheiro do CBH Rio das Velhas, Nelson Cunha, na bacia do Velhas a Copasa possui bons indicadores de universalização do serviço de abastecimento de água. Em relação à coleta e tratamento de esgoto, são 28 municípios na bacia atendidos pela companhia, sendo que, deste número, 24 possuem contam com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Nelson comemora os avanços relacionados ao saneamento nas últimas décadas, mas reconhece que ainda há muito o que ser feito para que todas as cidades da bacia estejam cobertas pelo serviço.

Heloísa França, representante do SAAE Itabirito, conselheira do CBH e do Subcomitê Rio Itabirito, apresenta um balanço com resultados promissores, fruto do investimento e trabalho realizado nos últimos anos. A conselheira afirma que, “em 2023, Itabirito investiu, nesses primeiros seis meses do ano, R$ 5 milhões em novas estruturas, e estamos focados agora em esgotamento sanitário. Já atendemos com abastecimento de água 99% do município. Então, o nosso foco hoje é 100% em coleta na zona rural e aumento do tratamento na sede urbana. (…) Precisamos ampliar o sistema de tratamento, o que hoje é factível, e, hoje, estamos contratando projetos para essa ampliação do sistema da sede”, explicou.



Confira a gravação da Plenária na íntegra:


Programação continua

Após passar por Ouro Preto (26), Confins (27), Curvelo (28) e Belo Horizonte (29) a programação da Semana do Rio das Velhas chegará à Várzea da Palma (30), local a onde será feito o encerramento das atividades. Uma barqueata percorrerá o encontro das águas entre o Velhas e o rio São Francisco como marco simbólico pelos 25 anos de atuação do Comitê.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves; Pedro Vilela