Nova diretoria do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas realiza reunião junto à Semad

24/01/2024 - 18:15

Na última segunda-feira (22), a nova diretoria do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH) realizou, em Belo Horizonte, uma reunião junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).


Na ocasião, a nova diretoria do fórum se apresentou à secretária de estado, Marilia Melo, e ao diretor-geral do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), Marcelo da Fonseca. Além disso, os presentes discutiram pautas comuns, no que tange à gestão de recursos hídricos ao longo do território mineiro, como, por exemplo, o andamento da nova lei do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro).

O encontro contou com a presença da presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Poliana Valgas, que ocupa o cargo de secretária do FMCBH. Além dela, também estiveram presentes o coordenador-geral do FMCBH, Wilson Acácio, o secretário-adjunto, Luiz Garcia, o coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Maurício Scalon, e a secretária do FNCBH, Maria Isabela de Souza. Segundo Poliana Valgas, a secretária de estado, Marília Melo, falou sobre a regulamentação do Fhidro e adiantou que o processo deve ocorrer até a Semana da Água deste ano, na semana do dia 22 de março.

Outra pauta discutida no encontro foi o apoio do Estado de Minas à realização do Encontro Regional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ERCOB) do Sudeste, um novo evento que passa a ser realizado de forma bianual e intercalada com o Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que passa a ser realizado, a partir de 2024, de dois em dois anos, sendo que a próxima edição está prevista para 2025. O ERCOB deste ano será realizado em Minas Gerais e reunirá Comitês de Bacia de todo a região Sudeste.

Avaliações

Sobre o status do Fhidro e das demais pautas, como a realização do Ercob, Poliana destacou que o encontro foi bastante positivo. “Saímos bem satisfeitos desta conversa inicial, percebemos um movimento, um esforço do estado para a regulamentação da lei do Fhidro, da forma mais célere possível’. Ela segue. “A presença do coordenador do FNCBH, Maurício Scalon, também é um ponto a ser destacado, pois mostra um fortalecimento, uma integração dessa gestão hídrica no estado. Precisamos lembrar que este é um sistema composto por diversos entes, dentre eles os Comitês de Bacias, então todos nós temos este papel, de participar e construir políticas juntamente ao órgão gestor”, finalizou.

Na mesma linha de Poliana, o secretário-adjunto do FMCBH, Luiz Garcia, comemorou o encontro. “Ficamos muito felizes com a recepção da secretária Marília Melo, que nos atendeu prontamente e que demonstrou muita abertura às nossas propostas. Sobre o ERCOB, destaco também a receptividade da Semad, que se colocou à disposição, juntamente com o IGAM, representado pelo Marcelo, para auxílio na organização”, finalizou.

Sequência dos trabalhos

A diretoria do FMCBH segue em Belo Horizonte e participa da primeira reunião, do ano de 2024, do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH). O evento, que teve início na última terça-feira, segue até amanhã (25) e reúne entes e representantes de Comitês de Bacia de todo o país.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Arthur de Viveiros
*Foto: Divulgação