Oficina de educação ambiental integra mais uma etapa de Projeto Hidroambiental na UTE Rio Paraúna

30/03/2022 - 11:25

No último sábado (26), foi realizada a primeira Oficina de Capacitação e Educação Ambiental voltada para a população de Capitão Felizardo, distrito de Conceição do Mato Dentro, na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Paraúna, no Médio Baixo Rio das Velhas. O evento é uma das ações previstas no Projeto Hidroambiental na microbacia do Córrego Dona Inês, afluente do rio Paraúna, que se iniciou em setembro de 2021. Na ocasião, a comunidade pôde conhecer o projeto e aprender, na teoria e na prática, quais são os benefícios da conservação e recuperação do solo.


Igor Ferreira, membro do Subcomitê Rio Paraúna e representante da prefeitura de Conceição do Mato Dentro, explicou que a proposta surgiu a partir de demandas espontâneas do Subcomitê e da iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) em trabalhar com projetos hidroambientais. A ação prevê a construção de 63 bacias de contenção e mais de 80 mil metros de sulcos em contorno, além de barraginhas e terraços, a serem executados em 11 meses. Entre os objetivos do projeto, estão a manutenção das áreas de recarga hídrica das microbacias do Córrego Dona Inês, visando o aumento da taxa de infiltração de água no solo; o controle de erosões e do assoreamento de corpos d’água; e a elevação do lençol freático na microbacia do Córrego Dona Inês, atenuando os reflexos dos períodos de estiagens.

Segundo Caetano Mascarenhas, engenheiro ambiental da empresa Fortal, executora do projeto, as obras irão contribuir significativamente para a quantidade e a qualidade da água na microbacia. “Os sulcos em contornos evitam a erosão e o carreamento de sedimentos para o curso d’água, promovendo também a infiltração da água no solo, o que vai contribuir para o lençol freático. Isso impacta positivamente tanto na qualidade da água quanto na qualidade do solo”, explica.


Veja outras fotos do encontro: 


Além disso, a educação ambiental é uma ação essencial para o sucesso do projeto e é parte significativa de sua execução. Além do seminário inicial e desta primeira oficina, já realizados, foram propostas mais uma oficina e o seminário final, além do trabalho de mobilização de porta em porta. “Uma das premissas do projeto ambiental é a mobilização social. Estamos mobilizando uma comunidade que vive muito próxima ao rio Paraúna e das suas cabeceiras, e a educação ambiental é tão importante quanto as obras que serão realizadas na microbacia do córrego Dona Inês”, destaca Igor.

Nesse sentido, o professor Édio Luiz da Costa, do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), deu um passo junto com a comunidade ao levar para a oficina reflexões sobre os “benefícios para a propriedade rural com a conservação e recuperação dos solos”. Durante a conversa, ele enfatizou a necessidade de que toda a população local se envolva no projeto, uma vez que são eles que irão usufruir mais diretamente dos serviços executados. Esse foi também um momento em que a comunidade de Capitão Felizardo pôde conhecer melhor as técnicas de manejo do solo e da água que serão aplicadas em seu território pelo projeto.

Confira mais detalhes da apresentação do projeto

Quer saber mais sobre as ações na microbacia do Córrego Dona Inês? Acesse à página do projeto hidroambiental na plataforma Siga Rio das Velhas.

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Paraúna localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Datas, Gouveia, Monjolos, Presidente Juscelino, Presidente Kubitschek, Santana de Pirapama e Santo Hipólito. A Unidade ocupa uma área de 2.337,61km². O rio principal é o Paraúna, que com seus 150,23 km de extensão é considerado um dos mais importantes para a revitalização do Rio das Velhas.

Possui duas Unidades de Conservação inseridas em seu território, ocupando 14,9% da área total da UTE. 90% da área da UTE é considerada prioritária para conservação.

 

Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Leonardo Ramos
Fotos: Leonardo Ramos