Oitava edição da Revista Rio das Velhas é lançada

24/10/2018 - 10:12

A oitava edição da Revista Rio das Velhas traz como destaque os 20 anos de atuação, trajetória e luta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Nesses anos, o Comitê se empenhou para a revitalização do rio com ações de mobilização e educação ambiental, na criação e atualização do Plano Diretor de Recursos Hídricos, na concretização de projetos hidroambientais e na política  descentralizada, regionalizada e participativa. 

A edição também conta com a importância dos projetos hidroambientais que buscam a manutenção da quantidade e da qualidade das águas de uma bacia hidrográfica. Há também um mapa com a relação dos projetos concluídos e em execução.

O programa ‘Revitaliza Rio das Velhas’ – pacto que estabelece o compromisso por uma atuação sistêmica e coordenada com vistas a alcançar a disponibilidade de água em quantidade e qualidade ao longo de toda a bacia – é outro destaque da publicação. Passados pouco mais de um ano da formalização do acordo, os principais signatários do Programa: Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais), Instituto Espinhaço, além do próprio Comitê, já apresentam resultados animadores.

Com o título “As nascentes do Velhas”, a Revista narra sobre a região tão conhecida e valorizada por sua beleza natural com a presença de serras, cachoeiras e rios preservados, que atraem um número crescente de turistas.
Em entrevista, Paulo Maciel, primeiro presidente do CBH Rio das Velhas, revelou como foram os principais desafios durante o período de formação da entidade, as evoluções que observou nessas duas décadas e em que acredita que os comitês ainda precisam avançar.

O 8º Encontro de Subcomitês também é outro destaque da edição. O evento contou com dinâmicas que buscaram aprimorar os processos de gestão participativa das entidades e permitir a troca de experiências sobre os projetos hidroambientais e demais ações em curso.

A publicação também traz informações sobre a produção de mudas no Viveiro Langsdorff, as tomadas de decisões do Grupo Gestor de Vazão do Alto Rio das Velhas, as novidades da ferramenta SIGA Rio das Velhas, os impactos do contingenciamento dos recursos arrecadados na gestão territorial, os importantes registros da paleontologia, arqueologia e antropologia na Bacia do Rio das Velhas e a atuação da Agência Peixe Vivo nesses 20 anos de gestão do Comitê.

Boa leitura!

Confira a oitava edição da Revista Rio das Velhas:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br