Em seminário realizado por videoconferência, nesta quinta-feira (21), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e o Subcomitê Guaicuí entregaram os Planos de Manejo da APA Serra do Cabral de Lassance e Várzea da Palma. O evento ocorreu de maneira remota, podendo ser acompanhado ao vivo pela população.
O Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental da Serra do Cabral foi desenvolvido pelo CBH Rio das Velhas e Subcomitê Guaicuí, com o apoio técnico da agência Peixe Vivo e execução do Grupo Myr Projetos Sustentáveis. “Foi um projeto muito bem elaborado, que iniciou em 2019, com participação efetiva do Subcomitê e do CBH Rio das Velhas, que custeou o plano com os recursos oriundos da cobrança pelo uso da água, então é o valor sendo reinvestido na bacia. Houve alguns contratempos, como a pandemia, mas a Myr soube contornar estas situações e entregar o produto final”, comentou a coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Jacqueline Fonseca.
De acordo com a representante da empresa Myr Projetos, Raquel Silva, a pandemia dificultou alguns trabalhos in loco, que foram superados com a dedicação de todos. “São dois planos distintos, um para Várzea da Palma e outro para Lassance, então são normas e diretrizes diferentes, mas tudo fundamentado no princípio de normatizar o uso da área e o manejo dos recursos naturais, com implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade”, disse Raquel.
A colaboradora da Myr acrescenta que o plano de manejo foi dividido em seis produtos, que consistiu em um Plano de Trabalho, passando por diversas oficinas e apresentação à comunidade, diagnóstico do Plano de Manejo, Zoneamento e Planejamento Estratégico da APA, até chegar ao produto final. “É um Plano de Manejo muito bem estruturado, que será um marco para região e servirá de exemplo para outros que estão sendo desenvolvidos. Agora é contar com o envolvimento de todos, população, poder público e demais, para que passe pelas câmaras municipais e sejam executados de fato”, observou Raquel Silva.
Atento a essa situação está o coordenador do Subcomitê Guaicuí e gestor da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Várzea da Palma, Valdeoclides Ferreira. “É um documento de grande valia, que não pode ser engavetado, nossa gestão está dialogando com todos, inclusive, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente – CODEMA, será o fiscalizador desse projeto, para que ele seja executado na íntegra. Temos projetos para o meio ambiente, como o turismo sustentável e isso passa pela proteção e manejo dos recursos naturais”, explicou.
Segundo o diretor de Meio Ambiente de Lassance, Wanderson Soares, diálogo é o que não faltará no município. “O prefeito Paulo Elias está muito contente em receber este Plano de Manejo; ele é um grande incentivador do projeto. Já iniciou conversas com os vereadores, empresários e população, enfim, a busca por parceiros é constante. Este documento será um marco para a região e para nossa cidade, só temos a agradecer, finalizou Soares.
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Tiago Rodrigues
Fotos: Fernando Piancastelli e Michelle Parron