Poliana Valgas e sua luta particular por igualdade

08/03/2019 - 6:37

Poliana Valgas é secretária-adjunta do CBH Rio das Velhas, secretária de Meio Ambiente do município de Jequitibá e coordenadora-geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá. Neste 08 de março, data em que se reivindica a igualdade de gênero em todas as áreas da sociedade, a mensagem de empoderamento feminino parte justamente dessa mulher que, dia a dia, e de mãos dadas com muitas iguais, ajuda a construir uma bacia do rio das Velhas mais forte, inclusiva e sustentável.

“Com o advento da revolução industrial, em meados do século XIX, começou a luta pela emancipação das mulheres. Muitos avanços foram alcançados e, com isso, o papel da mulher na sociedade tornou-se cada vez maior. Entretanto, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados, devido as heranças históricas de um sistema ainda machista que dificulta o acesso de mulheres em espaços ocupados em sua maioria pelos homens.

Com uma caminhada árdua, consegui adentrar em um ambiente dominado por atuações masculinas ao desempenhar funções a frente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santana de Pirapama e de Jequitibá, bem como ao me tornar a primeira mulher a compor a presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Situações que comprovam que as mulheres podem e devem ocupar os espaços nas estruturas sociais e políticas de um país. A participação ativa das mulheres é indispensável na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva, democrática, igualitária e sustentável.

Desta feita, representar o seguimento municipal dentro do Comitê de Bacia, em que existem grandes mulheres militantes pelas águas, é uma honra e um grande desafio na luta pela sustentabilidade da bacia.

Apesar dos obstáculos inevitáveis espero que sejamos guiados pela sabedoria das águas.

Assim, devemos todas, independente do segmento de atuação, ser como as águas. Sempre fluidas, transpondo obstáculos e os contornando. Para que cada uma possa ir motivando, encorajando e empoderando outras mulheres neste mundo sólido repleto de pedras”.

 

Poliana Valgas