Pró-Mananciais garante kits de combate a incêndio para região da nascente do Velhas

14/03/2019 - 20:07

Na última sexta-feira (8), durante reunião do Subcomitê Nascentes, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) promoveu a entrega simbólica de kits de combate a incêndio aos brigadistas do Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas, que abriga a nascente do Rio das Velhas, em Ouro Preto, e do distrito de São Bartolomeu.

A ação se dá por meio do Pró-Mananciais, programa da Copasa que busca proteger e recuperar microbacias e áreas de recarga próximas de áreas de captação da empresa. Ao todo serão doados 25 cantis, 15 pás, oito garrafas térmicas, oito enxadas, oito enxadões, 12 facões, cinco machados, 15 ancinhos, oito chibancas, 52 cabos de madeiras e 25 lanternas.

“Esta ação faz parte do cardápio do Programa Pró-Mananciais e esse material será de suma importância para combater os incêndios nas matas da nascente do rio das Velhas e no Parque Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, e região de São Bartolomeu”, comentou o superintendente de Meio Ambiente da Copasa, Nelson Guimarães.

Ainda pelo Pró-Mananciais, a Copasa já havia promovido o plantio de mudas e o cercamento de áreas em São Bartolomeu, Parque das Andorinhas e outros pontos da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Nascentes.

O coordenador do Subcomitê Nascentes, Ricardo Galeno, também enalteceu a importância da doação. “O território [UTE Nascentes] queima muito. Por isso, ter equipamentos bons pra equipar essas brigadas é de fundamental importância. A última doação à brigada havia sido em 2003, e todos sabemos que esses são equipamentos que acabam com o uso”, disse.

Em paralelo à essa questão, Galeno chamou a atenção para a necessidade da implantação de ações de educação ambiental para mudança de postura dos produtores rurais locais, para se evitar ou diminuir a ocorrência das queimadas.

Superintendente de Meio Ambiente da Copasa, Nelson Guimarães (à esquerda). Coordenador do Subcomitê Nascentes, Ricardo Galeno (à direita). Crédito: Ohana Padilha

Pró-Mananciais

Desde a sua criação pela Copasa, em dezembro de 2016, o Pró-Mananciais busca mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos no cuidado para proteger e recuperar os cursos d’água. Atualmente já está presente em 140 municípios em que a Companhia detém a concessão dos serviços.

Aprovado pela Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG), o programa segue a mesma metodologia da iniciativa socioambiental “Cultivando Água Boa”, do Governo do Estado de Minas Gerais, coordenado pelo IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas). O Pró-Manancias conta com recursos da ordem de R$ 20 milhões anuais, da Copasa, que são aplicados em ações de cercamento de nascentes, plantio de árvores, construção de bacias de contenção de água de chuvas, dentre outras.

Além das ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental, o programa valoriza o conhecimento e a experiência das comunidades para construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia de região na qual está inserida e o consequente engajamento na defesa das águas.

Pró-Mananciais garante kits de combate a incêndio para região da nascente do Velhas. Crédito: Equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas

O território

A UTE Nascentes localiza-se no Alto Rio das Velhas, possui uma área de 541,58 km², integrada pelos municípios de Itabirito e Ouro Preto. Nesta UTE, o Rio das Velhas tem 55 quilômetros de comprimento, desde suas nascentes no Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto, até a barragem de Rio de Pedras, em Acuruí, distrito de Itabirito. Sua área urbana com maior representatividade é Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto e seus principais afluentes são: Rio Maracujá, Ribeirão do Funil, Córrego Olaria e Córrego do Andaime.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro
Fotos: Bianca Aun/Ohana Padilha/Equipe de Mobilização do CBH Rio das Velhas