“Produção de Água e Barraginhas” são temas de oficina em Presidente Juscelino

22/10/2018 - 19:56

A 2ª Oficina de Capacitação Ambiental do Projeto Hidroambiental para a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó aconteceu neste sábado (20), na Comunidade da Raiz, pertencente ao município de Presidente Juscelino. Tendo como tema “Produção de Água e as Barraginhas”, o evento foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), por meio do Subcomitê Rio Cipó.

O projeto hidroambiental da UTE Rio Cipó tem o objetivo de promover a preservação e recuperação ambiental nos quatro municípios pertencentes à UTE Rio Cipó, visando aumentar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos inseridos em seus territórios. Para isso, a implantação de bacias de contenção ao longo das estradas vicinais, associadas a bigodes e lombadas, construção de terraços, plantio de mudas nativas/reflorestamento, construção de cerca e de paliçadas para contenção de erosão. Os municípios de abrangência do projeto são: Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho.

Durante a oficina, a população local pôde aprender de forma teórica sobre a importância da produção de água e como as bacias de contenção de água da chuva, as chamadas barraginhas, podem auxiliar nesse processo. A engenheira florestal e mestre em agroecologia e desenvolvimento rural, Heliene Macedo, palestrou sobre o tema e apresentou as técnicas para a construção de terraços e paliçadas, técnicas de revegetação e de produção de mudas para o reflorestamento. A segunda parte da oficina foi uma atividade de campo na qual os participantes puderam colocar em prática os ensinamentos do dia.

O prefeito de Presidente Juscelino, Ricardo de Castro Machado, ressaltou a participação da população local. O evento contou com a presença de 75 pessoas. “O projeto é de grande importância para a nossa região. Valorizamos muito a parceria com o CBH Rio das Velhas e estamos participando de todo o processo. A intervenção é um sonho da comunidade que está muito satisfeita”, disse.

Machado acrescentou ainda que o Rio Cipó é o mais importante curso d’água de sua região. “A presença de grande número de riachos e nascentes, ainda pouco afetados por atividades humanas, possibilita que as águas da Serra do Cipó sejam padrão de referência, o que ajuda a manter as águas do rio preservadas e de boa qualidade”, explicou.

O produtor rural e um dos beneficiários com a execução do projeto, Dacio Maria de Oliveira, também está satisfeito com a execução do projeto hidroambiental na UTE Rio Cipó. “Há tempos sonhávamos com a recuperação dos cursos d’água da nossa região. Somos privilegiados com a execução do projeto. A nossa comunidade ainda não sofreu com a falta de água, mas estamos atentos ao futuro. Nossa comunidade, assim como eu, está muito feliz e esperançosa com as melhoras que estão por vir”, afirmou.

Confira as fotos da atividade:

UTE Rio Cipó

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. A Unidade ocupa uma área de 2.184,86 km² e detém uma população de 7.687 habitantes. Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplendidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes. A Unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 quilômetros de extensão e o Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha Corrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br