Programa Águas Integradas incentiva participação de produtores na recuperação da sub-bacia do Rio Itabirito

25/08/2021 - 12:20

Ter água em quantidade e de boa qualidade é uma preocupação atual em muitos municípios mineiros. Em Itabirito, na região do Alto Rio das Velhas, este será o foco do Programa Águas Integradas, desenvolvido pelo Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em conjunto com o Subcomitê Rio Itabirito. O Programa foi apresentado à comunidade local em um seminário realizado de forma híbrida (presencial e on-line), no dia 21 de agosto.

O Programa Águas Integradas tem o objetivo de promover ações de recuperação hidroambiental na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Itabirito, promovendo a produção de água na bacia. As ações serão realizadas especificamente nas sub-bacias dos Ribeirões Carioca e Silva, bem como do Córrego do Bação, localizadas no Baixo Rio Itabirito.

As intervenções incluem práticas de conservação de solo e água, como a construção de bacias de captação de enxurradas (barraginhas), de terraços e a adequação ambiental de trechos de estradas vicinais. No total, serão feitas 63 bacias de captação, 60 caixas de infiltração/dissipação, cinco lombadas associadas à bigode, 8.585 metros de adequações de estradas, 4.849 metros de terraços em nível, 2.366 metros de sulcos em contorno, cercamento de 844 metros de Áreas de Preservação Permanente (APP), plantio de 12.039 mudas para reflorestamento e enriquecimento, bem como o desenvolvimento de ações de mobilização, educação e capacitação ambiental.

O trabalho começou com o seminário realizado com produtores rurais da bacia do Rio Itabirito. De acordo com a coordenadora-geral do Subcomitê Rio Itabirito, Heloísa Cavallieri, a intenção é estimular a participação dos agricultores nos processos de mobilização e gestão ambiental. “A adesão inicial foi muito boa! Houve um interesse grande dos produtores com uma participação ativa, principalmente no seminário on-line. Contamos com a participação dos produtores na recuperação e preservação da bacia do Itabirito”, declarou.

O êxito do Programa Águas Integradas depende da adesão e comprometimento dos proprietários rurais da região. Odilon de Lima, um destes proprietários, incentivou a participação de todos. “Minha propriedade tem cerca de 300 hectares e eu estou aqui para falar com vocês que é possível produzir com respeito à natureza. Já fui um dos beneficiados com as ações do CBH Rio das Velhas com a construção de barraginhas e de cercamento na minha propriedade. Com as intervenções percebi uma melhora na produção de água. Não podemos depredar a natureza. Apesar de ela saber cuidar de si mesma, temos de ajudá-la também”, disse.

O CBH Rio das Velhas investirá R$ 878.430,12 no Programa Águas Integradas. As intervenções estão previstas para serem finalizadas em novembro de 2022. Para mais informações e acompanhamento das ações acesse www.siga.cbhvelhas.org.br.

 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio