Projeto de Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará é lançado

17/08/2023 - 18:05

Nesta quarta-feira (16), foi apresentado em Sabará o Projeto de Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará durante um fórum especial sobre o tema. O evento contou com a presença de autoridades, mobilizadores, técnicos e sociedade civil. O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), o Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará, a Probiomas, a Prefeitura Municipal de Sabará, o CAOMA, Plataforma Semente e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) são parceiros no projeto. A realização será do Instituto Plantando.


A etapa de lançamento ocorreu após a Promotoria de Justiça de Sabará, junto ao Ministério Público (MPMG), firmar um termo de repasse de R$ 3 milhões, proveniente de medidas compensatórias ambientais, para a viabilização da iniciativa.

O projeto terá a duração de 36 meses, sendo que sua realização será executada em três etapas de 12 meses. O projeto realizará estudos, pesquisas, reuniões, mobilizações, planejamento e levantamento de dados e de campo para execução das atividades de diagnóstico socioambiental e de qualidade das águas dos principais afluentes e dos Ribeirões Caeté-Sabará. A mobilização e a capacitação de produtores rurais e colaboradores também estão previstas no projeto.

O conselheiro do Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará e representante da Probiomas, Fernando Madeira, ressalta a importância em realizar ações nas mais de 20 microbacias presentes na região. “As microbacias, muitas delas, estão degradadas e assoreadas. Muitas nascentes precisam ser recompostas e cuidadas. Por isso a importância desse projeto para a região e as pessoas, pois muitas delas, que vivem em zona rural, não possuem outra fonte de água e fornecimento. Além de que, a restauração florestal irá melhorar a qualidade da água, prevenir acidentes florestais e melhorar a qualidade de vida da população. Com as microbacias recuperadas, elas serão fonte de alimentos, medicamentos e materiais que proporcionarão negócios bioeconômicos” afirmou Fernando.


Confira mais fotos:


A presidenta do CBH Rio das Velhas, Poliana Valgas, comemora o lançamento e destaca a colaboração e empenho das instituições em garantir a realização do programa. “É uma ação conjunta feita a várias mãos e que vem preservar esse território importante para o Alto Rio das Velhas, aumentar a produção de água e mobilizar e conectar pessoas em torno desses projetos.”

Poliana ainda vê que as mobilizações e a dedicação dos membros do CBH e dos Subcomitês têm surtido efeito, uma vez que projetos como esses estão sendo realizados em diferentes localidades ao longo da bacia e com diversas parcerias. “Eu diria que o Comitê de bacia tem cada vez mais se feito presente nos territórios. Até mesmo porque o que aconteceu hoje, o lançamento, foi construído exatamente ouvindo a promotoria, os conselheiros e parceiros. Então assim, em todas as etapas, o Subcomitê participou dessa construção e vai continuar participando (…) ao longo de todo o projeto”.

A primeira etapa do projeto já está em andamento. Os realizadores estão elaborando o Plano Diretor Executivo para Recomposição Florestal de Área Ciliares, processo que durará seis meses, implementando o Laboratório para Monitoramento da Qualidade das Águas dos principais afluentes dos Ribeirões Caeté-Sabará, processo que ocorrerá ao longo de 12 meses, e capacitando sitiantes e produtores rurais.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves