Projeto hidroambiental na UTE Rio Cipó é caso de sucesso na produção de água

19/12/2023 - 14:01

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) e o Subcomitê Rio Cipó promoveram, na última sexta feira (15), uma visita de campo à bacia do Córrego do Engenho, na comunidade de Raiz, vilarejo pertencente ao município de Presidente Juscelino. A ação teve como objetivo apresentar ao Subcomitê Rio Paraúna e lideranças da Unidade Territorial Estratégica (UTE) Peixe Bravo resultados do projeto hidroambiental implementado na comunidade em 2018. Com a participação da comunidade local, os membros presentes conheceram de perto os resultados positivos e transformadores para a bacia e região.


Desde que o projeto hidroambiental foi realizado na comunidade de Raiz, em 2018, a população local deixou de sofrer com casos de erosões em estradas, falta de cercamento de nascentes e escassez de água. Mesmo após cinco anos desde a finalização do projeto, moradores da comunidade e região se beneficiam dos resultados positivos alcançados pelo projeto.

O produtor rural e morador de Raiz, Dácio Maria de Oliveira, explicou que, após a implementação do projeto, a nascente que corre em sua propriedade, até então de período sazonal, passou a correr o ano inteiro, algo que não acontecia há anos. “Aqui em Raiz, nós já tivemos escassez de água por uns dois anos seguidos, e então veio a empresa e apresentou o projeto. No início fiquei um pouco desconfiado, mas nunca duvidei – tanto que eu os acompanhei e participei das ações. E, após um ano das obras, a nascente que não corria mais água passou a correr. No segundo ano o volume aumentou e, agora, passado esse tempo todo, o córrego nunca mais deixou de ter água”, explicou Dácio.

O projeto hidroambiental na UTE Rio Cipó foi uma iniciativa do CBH Rio das Velhas, financiada com recursos da cobrança pelo uso da água na bacia. O objetivo foi promover a preservação e recuperação ambiental nos quatro municípios pertencentes ao território, visando aumentar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos. Para isso, foi realizada a implantação de bacias de contenção ao longo das estradas vicinais, associadas a bigodes e lombadas, construção de terraços, plantio de mudas nativas/reflorestamento, construção de cerca e de paliçadas para contenção de erosão. Os municípios de abrangência do projeto foram Presidente Juscelino, Jaboticatubas, Santana de Pirapama e Santana do Riacho.

De acordo com Pedro Silvério, mobilizador social do CBH Rio das Velhas, morador da região, que acompanhou a execução do projeto à época, os resultados na UTE Rio Cipó são um case de sucesso que pode servir de inspiração a outras iniciativas por toda a bacia. “É por este motivo que estamos aqui, sanar as dúvidas de outros territórios que estão elaborando projetos hidroambientais e mostrar para os conselheiros do Subcomitê Rio Paraúna, da UTE Peixe Bravo e do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santana de Pirapama [CODEMA] os resultados duradouros desse tipo de iniciativa, já que, em breve, o município de Santana de Pirapama será contemplado com ações do Pró-Mananciais [Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais)]”.


Veja mais fotos:


O cercamento de nascentes e demais Áreas de Preservação Permanentes (APP), obras de curva de nível e a construção de barraginhas tipo 1 e 2 em estradas e áreas rurais, foram essenciais para alcançar o resultado esperado. Silvério ainda ressaltou que este tipo de projeto possui grande potencial para ser replicado em outras bacias e Comitês. “Claro, cada bacia é única e precisa de adaptações. Mas o projeto de Raiz é um bom exemplo a ser replicado”, afirmou Pedro.

O prefeito de Presidente Juscelino, Ricardo de Castro Machado, esteve presente na visita de campo e disse ver nesta iniciativa a chance de fortalecer relações e perpetuar os ótimos resultados. “Temos que continuar esse trabalho. Nós vamos ampliar – os projetos hidroambientais – junto à Copasa, buscando essa parceria, já que pudemos ver que a solução é essa. (…) Se a gente continuar fazendo esse trabalho de cercamento de nascentes, construir barraginhas, vamos conseguir melhorar essa situação – a seca. Então eu posso dizer que aqui em Raiz o trabalho foi muito bom”, comemorou o prefeito.

A visita de campo passou pela nascente do Córrego do Engenho e por duas barraginhas, uma tipo 1 e outra tipo 2, e contou ainda com a participação da comunidade local.


Quer saber mais informações sobre a iniciativa? Acesse à página do projeto na plataforma Siga Rio das Velhas.


UTE Rio Cipó

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. A Unidade ocupa uma área de 2.184,86 km² e detém uma população de 7.687 habitantes. Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplêndidas formações rochosas. O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes. A Unidade tem como principais cursos d’água o rio Cipó, com 252,12 quilômetros de extensão, além do Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha, Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves