Projeto hidroambiental ‘Produtor de Águas do Ribeirão Carioca’ é apresentado na CTECOM

12/03/2019 - 15:46

Com o intuito de acompanhar os processos de comunicação e mobilização que estão em andamento no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Câmara Técnica de Educação, Mobilização e Comunicação (CTECOM) se reuniu na manhã desta segunda-feira (11/03), na sede do Comitê, em Belo Horizonte.

Na reunião foram apresentadas as ações de comunicação do projeto hidroambiental ‘Produtor de Águas do Ribeirão Carioca’ para a elaboração de diagnóstico para pagamento por serviços ambientais na bacia do Ribeirão Carioca, em Itabirito, que será executado pela empresa Myr Projetos Sustentáveis.

O projeto tem o objetivo de realizar um diagnóstico das propriedades rurais localizadas na sub-bacia do Ribeirão Carioca para conhecer o produtor rural, o sistema produtivo de suas propriedades e para subsidiar a implantação do Programa Produtor de Água. O estudo também visa o desenvolvimento de um sistema de pagamentos por serviços ambientais para os produtores que praticam manejos conservacionistas.

De acordo com Raquel Silva e Marina Barros, representantes da empresa e responsáveis pelo projeto, já foram realizadas reuniões iniciais com a prefeitura de Itabirito que é a requerente do projeto, com o Subcomitê Rio Itabirito e com a empresa fiscalizadora do projeto Cobrape. Em fevereiro, iniciou-se o cadastramento dos produtores rurais da sub-bacia por meio do mapeamento do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) e pela equipe de mobilização da empresa executora.

Silva alertou sobre a ausência de dados na sub-bacia do Ribeirão Carioca. “A falta do cadastramento inicial na região foi um fator problemático, pois não sabíamos de quantas propriedades estávamos falando e, assim, não sabíamos o esforço que seria necessário para o cadastro”.

Barros explicou que durante o cadastramento é realizado um questionário para a coleta de informações, tais como se o proprietário tem interesse no projeto, qual é o uso da propriedade, sobre o que é o pagamento dos serviços ambientais e outras informações.

Veja as fotos da reunião:

O projeto ainda visa a execução de planos de recomendações individuais para os produtores rurais com o objetivo de aumentar a disponibilidade hídrica e a conservação da sub-bacia. Estes planos contemplarão as práticas conservacionistas a serem executadas, recomendações de manejo e conservação do solo e da água, recuperação de áreas degradadas e de áreas de proteção diversas e implantação do programa de pagamento pelos serviços ambientais.

As representantes também apresentaram o material de divulgação do projeto que contempla folder, cartaz, convite, spots e kit personalizado. As ações de mobilização social e educação ambiental preveem ainda a realização de seminários, formação de professores para as escolas municipais, oficinas para alunos e capacitações com produtores e agricultores rurais.

Lilla Ayres, conselheira da CTECOM, elogiou o trabalho da empresa e pontuou algumas questões a serem melhor trabalhadas, como o fortalecimento da marca CBH Rio das Velhas para a população local com a explicação do que é o Comitê, o Subcomitê e do custeio do projeto.

Veja a apresentação:

O projeto é totalmente custeado pelo CBH Rio das Velhas por meio dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água. E é inspirado no Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas (ANA).

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas: 
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Ohana Padilha
Fotos: Ohana Padilha