Projeto “Nascentes Urbanas” do CBH Rio das Velhas é premiado pela ANA

08/12/2014 - 10:29

O Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas) é a maior premiação do Brasil quando o tema é água e neste ano recebeu o recorde de 452 inscrições. A entrega da premiação aconteceu no dia 3 de dezembro, em Brasília.

O projeto “Nascentes Urbanas” do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas foi um dos três finalistas, na categoria ‘Organismo de Bacia’, e recebeu uma homenagem pela proposta do trabalho. Estiveram na premiação representando o Comitê: Ênio Resende de Souza (vice-presidente); Cecília Rute de Andrade (Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC); José Procópio de Castro (coordenador do Subcomitê Ribeirão da Mata) e Maria Zeferino (Subcomitê Ribeirão do Onça).

Veja as fotos da premiação

[Gallery-H album=’PremioANABrasilia03122014′ template=’t1’]
A emoção tomou conta de todos quando subiram ao palco para receber a homenagem. “Esse foi um momento de vitória e muito especial para todos os integrantes do Comitê que lutam diariamente pela preservação das águas”, ressaltaram ao revelar que a alegria estava em ver o projeto divulgado e se concretizará com os próximos passos que serão dados.

O evento aconteceu no auditório da Caixa Cultural de Brasília, a Agência Nacional de Águas (ANA) quando foram anunciados os  trabalhos vencedores desta edição nas sete categorias em disputa: Empresas; Ensino; Governo; Imprensa; ONG; Organismos de Bacia; e Pesquisa e Inovação Tecnológica.

Em seu discurso, durante o evento, o diretor-presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, traçou um panorama da situação das águas e da gestão do recurso no País. Andreu também apontou a premiação como vitrine de boas práticas para serem replicadas pelo Brasil. “Vocês, que estão aqui concorrendo ao Prêmio ANA, nos ajudam muito na dimensão de fortalecer essa temática [de recursos hídricos] junto à sociedade brasileira”, disse. Os finalistas estiveram em Brasília, com as despesas pagas, para participar da solenidade.

A premiação contou com finalistas de todas as cinco regiões: Paraná (4), Minas Gerais (3), Rio de Janeiro (3), Pará (2), Rio Grande do Sul (2), Amapá (1), Bahia (1), Ceará (1), Mato Grosso (1), Mato Grosso do Sul (1), Pernambuco (1) e São Paulo (1).

Conheça o projeto ‘nascentes Urbanas’

Confira lista dos vencedores