Projeto prevê a recomposição florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará

22/06/2023 - 17:55

Foi assinado nesta quarta-feira (21) o termo de compromisso que vai destinar R$ 3 milhões para a recomposição florestal do Ribeirões Caeté-Sabará. O Termo de Compromisso foi firmado entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), a Prefeitura de Sabará, o Instituto Plantando e o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais CeMais.


Os recursos para viabilizar o projeto são provenientes de medidas compensatórias ambientais, direcionadas pela Promotoria de Justiça de Sabará. “O projeto de recomposição florestal do Ribeirões Caeté-Sabará foi apresentado pelo Instituto Plantando na Plataforma Semente, para que pudesse ser contemplado com os recursos de medidas compensatórias. Essa assinatura é muito simbólica, uma vez que agora avançamos para o momento de execução do projeto e a recuperação de uma área de 120 hectares, com impacto positivo para o meio-ambiente e toda a comunidade”, explicou o promotor Rodrigo Gonçalves Mariano de Oliveira.

O CBH Rio das Velhas e o Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará são importantes parceiros nessa iniciativa. “Nosso papel é continuar e ampliar essa mobilização, essa articulação, além de fazer o acompanhamento e monitoramento das ações”, afirmou a presidenta do Comitê, Poliana Valgas, lembrando que toda essa demanda e articulação surgiu no Subcomitê Ribeirões Caeté-Sabará. “A gente sai dessa experiência muito feliz de saber que o Subcomitê, especialmente, tem sido esse espaço tão propositivo, rico, democrático e plural, que tem contribuído para políticas públicas de recuperação ambiental nos territórios”, afirmou.

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirões Caeté-Sabará localiza-se no Alto Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. Segundo a presidente do Instituto Plantando, Edna Nogueira Araújo, essa parceria é fundamental para ampliar a área de preservação. “Além dos novos plantios de mudas nativas e ações de proteção de nascentes, com essa parceria vamos combater incêndios florestais nas áreas abordadas, monitorar a qualidade das águas e construir terraços, barraginhas e curvas de nível para preservar a paisagem local.”, celebra.


Parceria vai ampliar as áreas de proteção e preservação na UTE Caeté-Sabará


O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do Ministério Público de Minas Gerais (Caoma-MPMG), Dr. Carlos Eduardo Ferreira Pinto, destacou o cenário delicado de degradação do meio ambiente vivido hoje em Minas Gerais. “É extremamente relevante que as comunidades atingidas por crimes ambientais sejam diretamente beneficiadas com projetos de recuperação e preservação. Essa é a missão do Ministério Público na área ambiental”, disse.

A secretária de Meio Ambiente de Sabará, Andrea Saraiva, representando o prefeito municipal, Wander Borges, reforçou a importância das parcerias para o bem-estar social da população da cidade. “Estamos monitorando a melhoria na qualidade da água do córrego São José e esse projeto irá impactar todos os usuários das águas dos ribeirões Caeté-Sabará, formado por uma população de cerca de 150 mil habitantes, somente em Caeté e Sabará.”

O projeto Recomposição Florestal dos Ribeirões Caeté-Sabará será monitorado em todas as etapas pela equipe multidisciplinar da Plataforma Semente. “Ao longo de sua execução serão realizadas reuniões para apresentação dos resultados para o CBH Rio das Velhas e Prefeitura de Sabará. O objetivo é aprimorar a execução das atividades nas etapas subsequentes”, explica a coordenadora da Plataforma Semente, Renata Fonseca.


Reunião marcou assinatura do termo de compromisso


O Semente é uma iniciativa do Caoma-MPMG, em parceria com o Cemais, para recebimento de projetos de relevância socioambiental apresentados por instituições do terceiro setor, iniciativa privada e poder público, com a utilização de uma plataforma virtual com amplo acesso em todo o estado.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: com informações da Assessoria de Comunicação do MPMG
*Fotos: Cecilia Kruel/CAOMA-MPMG; Bianca Aun