Quarentena não é férias: Serra da Piedade

24/04/2020 - 11:38

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas é repleta de belos lugares. Cachoeiras de todos os tipos, vilas aconchegantes, serras com lindas vistas e uma culinária pra lá de reconhecida. Mas vivemos tempos em que o isolamento social é a principal medida para se combater a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Definitivamente, a quarentena não é férias e não é o momento para se viajar e aumentar as chances de transmissão do vírus, especialmente a localidades pequenas, com uma população idosa mais significativa e com uma estrutura pública de saúde mais limitada.

Enquanto vivenciamos esse momento, você pode conhecer alguns desses belos lugares da Bacia do Rio das Velhas por meio da série ‘Conheça e Preserve’. Nesta edição, apresentaremos a Serra da Piedade e o seu Santuário Basílica.

Foi no século XVII que o bandeirante Lourenço Castanho Taques se aventurou por terras mineiras, atrás de minas de prata e ouro, e descobriu os “Sertões de Caeté”, onde fica localizada a Serra da Piedade, na porção central do Estado de Minas Gerais.

A Serra tem 1746 metros de altitude e é ideal para quem procura tranquilidade e um local para reflexão. Em seu topo é possível ter uma vista panorâmica de 360º, desde a Serra do Espinhaço e da bacia do Rio das Velhas (Lagoa Santa) ao norte, Belo Horizonte ao poente, e boa parte do Quadrilátero Ferrífero ao sul, incluindo a Serra do Caraça. Em dias claros, é possível ainda ver outras cidades: Caeté, Contagem, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Além da beleza, no alto da Serra encontra-se a única construção tombada: o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou o Santuário em 1956 e foi em 1958 que o Papa João XXIII proclamou a Nossa Senhora da Piedade como padroeira do Estado de Minas Gerais.

Anos mais tarde, em 2010, o Iphan ampliou o decreto de tombamento, agregando todo o conjunto arquitetônico e urbanístico da Serra da Piedade, os recursos hídricos, a biodiversidade e aspectos cênicos da região. Em 2012, o Governo de Minas Gerais assinou um decreto que declarou o Santuário Nossa Senhora da Piedade atrativo turístico de especial relevância para o Estado.

Em situações convencionais, o Santuário oferece hospedagem com rica gastronomia local.


Conheça Serra da Piedade em fotos:


Fiéis acompanham missas de casa

Dom Walmor Oliveira de Azevedo é arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Belo Horizonte, que é guardiã do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Em tempos de pandemia, a recomendação dele é clara. “Não saia de casa. Estou aqui com este apelo como porta-voz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil [CNBB], unindo à voz da autoridades civis e sanitárias. Esse é um importantíssimo e grande remédio para vencermos a terrível pandemia do Coronavírus. Há muita gente relativizando, saindo de casa sem precisão. É hora de colaborar”, destacou o arcebispo em recomendação pública no dia 21 de março.

Durante toda a Semana Santa, dom Walmor celebrou Missas e outros momentos de espiritualidade do Santuário, com transmissão pela TV Horizonte, Rede Vida, Rede Minas de Televisão, Canção Nova e Rádio América, além de redes sociais. As homilias estão disponíveis no YouTube da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Neste tempo de isolamento social, as Missas continuam sendo celebradas, sem a assembleia de fiéis, na menor basílica do mundo, a Ermida da Padroeira de Minas Gerais, no ponto mais alto do Santuário. Os fiéis são convidados a acompanhá-las de casa, fazendo de seus lares, lugares para a oração.

Confira o horário das missas transmitidas.

Para quem não recebe os sinais destas emissoras de TV, é possível acompanhar as Missas ao vivo pelo canal do YouTube da TV Horizonte ou Facebook do Santuário.

Quando tudo isso passar, e vai passar, não deixe de conhecer a Serra da Piedade.

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Caeté-Sabará localiza-se no Alto Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. A unidade possui uma área de 331,56 km² e sua população chega a quase 83,5 mil habitantes. Os principais cursos d’água da UTE são o Ribeirão Sabará, Córrego Caeté, Ribeirão Juca Vieira e Ribeirão Gaia.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Bianca Aun e Fernando Piancastelli