Resultado do Prêmio Bom Exemplo

10/05/2016 - 17:49

O finalista mais votado pelo público do Prêmio Bom Exemplo foi o Bailarino Renato Ventura. O resultado foi divulgado durante a festa de premiação realizada no dia 4 de maio, em Belo Horizonte.
Uma das finalistas na categoria Cidadania que tem como objetivo reconhecer as iniciativas e as pessoas que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária foi a Júlia Amaral, mais conhecida como Dona Júlia, moradora do Bairro Ribeiro de Abreu, região nordeste de Belo Horizonte.
Dona Júlia cuida sozinha e ajuda a proteger uma das nascentes do Ribeirão do Onça, no bairro Ribeiro de Abreu em Belo Horizonte, desde 1981 quando mudou-se para a capital mineira e precisava de água para o plantio e manutenção da horta que tinha em casa. Nessa época não havia abastecimento de água na região e os moradores pegavam água na nascente. Foi aí que Dona Júlia percebeu que a nascente era muito mais importante do que se podia imaginar. “A nascente nos alimenta e serve tanto aos moradores como o Ribeirão do Onça. É muita água que nasce aqui, por isso precisamos cuidar”, explica Dona Júlia.
A moradora tenta conscientizar a população local sobre a importância de preservar o meio ambiente. “ Precisamos cuidar da nascente agora para que na época em que faltar água termos onde recorrer”, afirma.
Integrante do movimento “Deixem o Onça beber água limpa”, Júlia luta pela preservação desse afluente do Rio das Velhas. Com a mobilização, a área da nascente foi cercada e está se tornando um parque municipal.
O Prêmio
O Prêmio Bom Exemplo foi criado em 2010, pela TV Globo Minas e pela Fundação Dom Cabral, para reconhecer e valorizar iniciativas de cidadania. A partir de 2011, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o jornal O Tempo se tornaram parceiros e o prêmio ganhou mais oito categorias: Ciência, Cultura, Economia e Desenvolvimento de Minas, Educação, Esporte, Inovação, Meio Ambiente e Personalidade do Ano.
 

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br