Reunião em praça pública do Subcomitê Águas do Gandarela mobiliza população para debater temas prioritários na região

08/06/2018 - 14:44

A mais recente reunião ordinária do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Águas do Gandarela, realizada ontem (07), em Raposos, se deu de um modo pouco usual: em praça pública, teve como objetivo convocar e mobilizar a população local a debater os principais temas ligados ao ambiente local.

Um dos moradores que prestigiou o encontro foi o Sr. Quito, de 90 anos. Antigo trabalhador da Mina de Queiroz, hoje de propriedade da AngloGold Ashanti, ele contou ao grupo como as divisas entre os municípios da região foram alteradas, nos anos 1940, para que o empreendimento ficasse dentro do território de Nova Lima.

Coordenador do Subcomitê Águas do Gandarela, Glauco Gonçalves Dias, valorizou a proposta e os resultados da reunião. “A ideia surgiu por ser semana do Meio Ambiente, por isso tentamos que esse também fosse um momento de mobilização pela causa e eu acho que isso, em alguma medida, funcionou. Algumas pessoas se aproximaram com curiosidade para entender, a gente teve aqui o encontro com o Sr. Quitto, uma pessoa que conhece muito a história daqui de Raposos, alguns estudantes também marcaram presença. Acho que atingiu perfeitamente o objetivo que era democratizar esse espaço [reuniões do Subcomitê], que, apesar de já ser aberto, o fato de estarmos num espaço público contribui ainda mais para isso”, disse.

 Reunião em Raposos aconteceu na Praça da Estação e contou com a presença de vários estudantes (em baixo, à esquerda) e moradores em geral, como o Sr. Jorge Pires (à direita). Créditos: Fernando Piancastelli

Os principais temas debatidos na reunião desta quinta-feira foram: encaminhamento de ofício à Agência Peixe Vivo e Câmara Técnica de Planejamento, Projetos e Controle (CTPC) requerendo o acompanhamento pelo Subcomitê Águas do Gandarela da elaboração do Termo de Referência do projeto do 2° Chamamento Público do CBH Rio das Velhas; encaminhamento de ofício à Prefeitura e Secretaria Municipal de Obras de Rio Acima sobre a necessidade de curso de manutenção de estradas para seus funcionários públicos; elaboração de ofício à Polícia Militar Ambiental sobre dragagem irregular na calha do Rio das Velhas, em Rio Acima; solicitação à Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) de um esclarecimento, por escrito, sobre a situação da Mundo Mineração; retornos sobre o contingenciamento de recursos da cobrança e campanha ‘Ação pelas Águas’; minuta da Deliberação CBH Rio das Velhas/CTOC “Referente à emissão de declaração de Áreas de conflito pelo Uso de Recursos Hídricos”; Mineração Serra do Taquaril; evento ‘Conhecendo o Parque Nacional da Serra do Gandarela’ que o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) promoverá no domingo (10) em Honório Bicalho, bairro de Nova Lima; e apresentação de documentos sobre a eleição de conselheiros do Subcomitê Águas do Gandarela.

Jorge Antônio Dias é segurança e também reside em Raposos. Não é conselheiro do Subcomitê, mas já participou de algumas reuniões da entidade. Presente no encontro desta quinta, ele também aprovou a iniciativa da reunião aberta em praça. “Hoje eu apreendi muita coisa, como sempre venho aprendendo. Em praça pública eu acho melhor porque os curiosos veem, ficam sabendo o que tá acontecendo. Igual tivemos aqui os estudantes, que pegaram o material sobre a [UTE] Águas do Gandarela], a gente explicou a eles. Achei muito legal”, contou.

Veja mais fotos da Reunião:

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Águas do Gandarela localiza-se no Alto Rio das Velhas, composta pelos municípios de Caeté, Itabirito, Nova Lima, Raposos e Rio Acima. A unidade possui uma área de 323,66 km². Seu principal rio é o Ribeirão do Prata, com extensão de 29,88 Km dentro da área delimitada para a unidade.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br