Revista Velhas chega a sua 17ª edição e publicação já está disponível para leitura: confira os destaques

20/04/2023 - 11:15

Neste mês de abril, a Revista Velhas, publicação semestral do CBH Rio das Velhas, chega a sua 17ª edição e, a partir desta quinta-feira (20), sua versão digital já está disponível para leitura! Confira aqui alguns destaques e leia a publicação na íntegra!


O futebol nas terras férteis da várzea

Um dos destaques desta edição, que empresta a foto que estampa a capa da Revista Velhas 17, é uma reportagem especial que passeia por icônicos campos de várzea ao longo da Bacia do Rio das Velhas, e conta histórias deste futebol que acontece, literalmente, às margens, e que resiste, seja à beira do rio ou nos “terrão” da periferia! Ali, onde o rio inunda, a terra é plana e fértil.

Turismo sustentável, reservas subterrâneas e bacias de detenção

O Rio das Velhas como indutor do turismo sustentável consistente e justo em Minas Gerais também figura nesta edição na fala da historiadora e especialista em Governança em Rede e Desenvolvimento Territorial, Jussara Rocha, que reconhece assim o potencial do nosso Velhas. Não à toa: o maior afluente do Rio São Francisco liga os principais destinos indutores de Minas, possui vasta rede de Unidades de Conservação e imponentes polos de atração turística.

Outro destaque da edição fica a cargo de um relatório publicado pela Unesco, em 2022, que mostrou que as reservas de águas subterrâneas estão sendo poluídas, superexploradas e esgotadas pelo ser humano, em alguns casos com “consequências irreversíveis”. Especialistas repercutem o tema na nossa bacia, com foco na região do Carste, de Sete Lagoas e do Quadrilátero Ferrífero.

Ainda no âmbito da bacia do Rio das Velhas, a Revista traz uma reportagem sobre o crescimento exponencial do número de bacias de detenção na capital mineira, fato que tem movimentado poder público, sociedade civil e companhias de saneamento – organizados em torno do Subcomitê Ribeirão Arrudas.


Confira todo o conteúdo desta edição da publicação semestral do CBH Rio das Velhas em sua versão digital! Boa leitura!


Colcha de retalhos e desenvolvimento sustentável

No ano em que o CBH Rio das Velhas completa 25 anos, a Revista Velhas nº17 presta uma singela homenagem a todos aqueles que por aqui passaram e contribuíram para fazer deste um Comitê único no Brasil, marcado pela gestão descentralizada, pela maturidade na implementação dos seus instrumentos de gestão e pela eficiência na aplicação dos recursos e desenvolvimento de ações e projetos conservacionistas em todo o território.

A 17ª edição da Revista Velhas traz também uma reportagem especial sobre como ações sustentáveis promovidas pelo setor produtivo na bacia hidrográfica contribuem para a melhoria da qualidade e quantidade de água.

Gestão de Águas e Equilíbrio de Gênero: fatores interdependentes

A entrevistada desta edição é a belo-horizontina Fernanda Matos, referência global em estudos sobre governança, água e gênero. Fernanda é responsável pelo desenvolvimento das publicações ‘Retratos de Governança das Águas no Brasil’, que busca apresentar análises de pesquisa sobre o processo de formação e perfil dos representantes membros dos organismos colegiados de gestão de recursos hídricos. “A gestão sustentável da água e a igualdade do gênero são interdependentes. O reconhecimento da importância do equilíbrio de gênero é fundamental para que possamos evoluir enquanto sociedade”, afirma. Em 2022, Fernanda Matos recebeu do ex-vice-presidente dos Estados Unidos, ambientalista e prêmio Nobel da Paz, Al Gore, o prêmio Alfredo Sirkis Memorial Green Ring Award, que prestigia ações de voluntários da iniciativa Climate Reality Project que mais se destacaram ao redor do mundo.

História, belezas naturais: os encantos da UTE Jabó-Baldim

Mostraremos, também aqui, a história e beleza natural da Unidade Territorial Estratégica Jabó-Baldim, vizinha à Serra do Cipó e que, cada vez mais, atrai turistas às suas belas e limpas águas.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social