SCBH Águas da Moeda recebe palestrantes da UFMG em Nova Lima (MG)

09/06/2015 - 14:14

Seguindo o planejamento do subcomitê Águas da Moeda para 2015, uma das atividades sugeridas pelos membros foi a realização de momentos de formação durante as reuniões ordinárias com temas que estão em discussão pelo subcomitê. Na última reunião os integrantes puderam receber representantes da UFMG em Nova Lima (MG).

A reunião aconteceu no dia 28 de maio no Parque Municipal Rego dos Carrapatos com os convidados Julian Eleutério e Rodrigo Lemos, da Universidade Federal de Minas Gerais, que trouxeram dois temas importantes: Proteção dos Mananciais e Produção de Água – Plano Metropolitano da RMBH e Escassez Hídrica na região do Alto Rio das Velhas.

Veja as fotos

[Gallery-H album=’ReuniaoSubcomiteAguasDaMoedaNovaLimaMG28052015′ template=’t1]

Professor de Engenharia Hidráulica e de Recursos Hídricos da UFMG, Julian Eleutério falou sobre o tema Proteção dos Mananciais e Produção de Água, que está dentro do Plano Metropolitano da RMBH e explicou como funciona a Trama Verde-Azul que tem por objetivo a expansão das cidades de maneira sustentável, recuperando áreas de proteção prevista na legislação, reduzindo os impactos ambientais da urbanização, atividades agrícolas e industriais, aumentando as áreas verdes, reduzindo os riscos e os impactos socioeconômicos de inundações e de deslizamentos de encostas, promovendo ações e atividades econômicas alternativas, menos impactantes sobre o meio – exemplos: agroecologia, turismo rural e protegendo o patrimônio cultural e paisagístico, além de oferecer alternativas para o lazer, o turismo e a convivência social.

Leia sobre a Trama Verde-Azul a partir da página 50

 

Rodrigo Lemos, doutorando em Análise Ambiental e Recursos Hídricos pela UFMG, trouxe um tema preocupante que é a Escassez Hídrica na região do Alto Rio das Velhas. Comparativos de diferentes momentos de cheia e seca do rio das Velhas em regiões da bacia, definições sobre quantidade e qualidade de água, fragilidades ambientais, mineração, sistema de tratamento de esgoto, dentre outros pontos que influenciam na escassez hídrica foram abordados por Rodrigo.

Veja a apresentação

Mais informações e fotos em alta resolução:
Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br