Seis representantes da Bacia do Rio das Velhas compõem nova diretoria da Anamma-MG

24/10/2023 - 11:35

Na última segunda-feira (16), tomou posse, na Cidade Administrativa de Minas Gerais, a nova diretoria da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma-MG). Composta por 15 Secretários de Meio Ambiente de municípios mineiros, o órgão é responsável por representar os municípios brasileiros no âmbito do Sistema Nacional do Meio Ambiente, que é o responsável pelas diretrizes da gestão ambiental no Brasil. A novidade é que, desses 15 secretários, seis pertencem a municípios inseridos na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.


As cidades do território que agora se fazem representadas na Anamma são Belo Horizonte, Contagem, Itabirito, Ouro Preto, Nova Lima e Jequitibá – este último através da presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Poliana Valgas. Ela vê com bons olhos esse novo momento da Anamma. Segundo Poliana, a associação “visa a fortalecer os órgãos executivos municipais de meio ambiente do Estado de Minas Gerais para construção de políticas públicas de conservação e preservação ambiental e de qualidade de vida para os cidadãos.”

A presidenta do Comitê considera que a presença de representantes da bacia do Rio das Velhas na Anamma abre um espaço importante para que a voz dos CBHs seja ouvida. “Quando a gente pensa na pauta da gestão de bacia hidrográfica, a Anamma inova colocando, em sua diretoria, um coordenador responsável pelas bacias hidrográficas dentro do órgão, que é o Francisco de Assis [Chiquinho de Assis], membro do Subcomitê Nascentes e do Plenário do CBH Rio das Velhas. Os CBHs têm ficado muito à margem dos fóruns de discussão, e essa tratativa nós vamos trazer para dentro da Anamma. Com isso, pretendemos fortalecer a pauta de recursos hídricos junto à pauta municipalista”, celebra.

Além de Francisco de Assis na coordenação, a Anamma terá como vice-presidente o coordenador do Subcomitê Rio Itabirito e secretário de meio ambiente do município, Frederico Leite.


Poliana, Frederico e Chiquinho passam a integrar a Anamma


Francisco de Assis também comemora o retorno da associação e a presença massiva da bacia do Rio das Velhas na composição da Anamma. “Vejo um simbolismo muito grande na retomada da Anamma, com muita cumplicidade entre os secretários envolvidos e com muita disposição para o trabalho. Sobretudo com a possibilidade real da criação de uma coordenação voltada para os CBHs. Vários municípios desconhecem a importância dos Comitês e da utilização dos recursos da cobrança pelo uso da água para preservação, recuperação e manutenção dos recursos hídricos. Vejo também a importância do Alto Velhas reunido, inclusive com representantes na diretoria, e isso é um ótimo sinal de que as pautas dos recursos hídricos e dos comitês de bacias serão faróis para essa nova direção da Anamma-MG”, finaliza.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Foto: Bianca Aun; Leo Ramos; Fernando Piancastelli; Robson Santos (ASCOM/Sisema)