Seminário apresenta projeto hidroambiental da UTE Peixe Bravo

24/09/2018 - 11:01

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), juntamente com a Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias (Agência Peixe Vivo), a empresa executora Fortal e demais parceiros, reuniram-se, no dia 20 de setembro, na comunidade Raízes, pertencente ao município de Jequitibá, para o seminário inicial do projeto hidroambiental da Unidade Territorial (UTE) Peixe Bravo. O objetivo do projeto é promover a preservação e recuperação ambiental nas microbacias dos córregos Abelhas, Moreira e Riachão, contribuintes da sub-bacia do Rio Peixe Bravo, cujos resultados venham a contribuir para maior disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos no território.

Durante o seminário, a população de Santana de Pirapama e de Jequitibá – municípios que serão beneficiados pelo projeto – puderam entender as ações que serão realizadas, o que é o CBH Rio das Velhas e Cobrança pelo Uso dos Recursos Hídricos, bem como a importância das Áreas de Preservação Permanente (APP) e da construção de barraginhas.

O prefeito de Jequitibá, Humberto Fernando Campelo Reis, participou do seminário e falou sobre a importância da ação. “O projeto da UTE Peixe Bravo além de recuperar as áreas degradadas visa produzir mais água. Nada mais importante do que recuperar e preservar o meio ambiente. Não adianta fazer obra se não mudarmos a nossa postura. Por isso, esse momento é muito especial para mobilizar e sensibilizar a população”, esclareceu.

O senhor Gilberto é o morador mais antigo da comunidade Raízes e se mostrou esperançoso com o projeto. “Estou admirado com as ações que serão realizadas na nossa região. Agora precisamos fazer a nossa parte. Não podemos cruzar os braços e esperar que a prefeitura resolva todos os nossos problemas”, afirmou.

Poliana Valgas (à esquerda) coordena o Subcomitê Ribeirão Jequitibá e foi quem escreveu o projeto pela UTE Peixe Bravo. Prefeito de Jequitibá, Humberto Reis (em destaque, à direita), mais uma vez prestigiou as ações promovidas pelo CBH Rio das Velhas. Créditos: Miguel Aun

A coordenadora-geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá, Poliana Valgas, é uma das pessoas mais engajadas pela UTE Peixe Bravo. Foi ela quem escreveu o projeto e o encaminhou ao chamamento público realizado pelo CBH Rio das Velhas, no ano de 2015. “O projeto da UTE Peixe Bravo vai aplicar técnicas de conservação do solo nos municípios de Jequitibá e de Santana de Pirapama, região que vem sofrendo muito com a escassez hídrica, desde 2015. Devemos ficar atentos aos chamamentos do CBH Rio das Velhas, pois são oportunidades de realizar melhorias para toda a bacia”, esclareceu.

A Unidade Territorial Estratégica Peixe Bravo localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Jequitibá, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama, ocupa uma área de 1.169,89 km2 e possui uma população de 8.580 habitantes. Seus rios principais são o Riacho Riachão, Córrego Vargem Formosa Córrego da Serra e Córrego Tibuna.

A Unidade ainda não possui Subcomitê formado. “O nosso grande desafio é mobilizar a população. O meu maior receio é porque muitos ainda não conhecem o CBH Rio das Velhas. Temos um longo trabalho pela frente de mobilização e de educação ambiental”, disse Valgas.

Veja mais fotos do Seminário:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br