Seminário encerra projeto de diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na UTE Poderoso Vermelho

14/05/2019 - 13:19

Após quase dois anos de trabalho e um investimento de mais de R$ 230 mil, o projeto hidroambiental desenvolvido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho, no Médio Alto Rio das Velhas, foi encerrado com um seminário no distrito de Ravena, pertencente a Sabará. O objetivo do encontro, que aconteceu nesta segunda-feira (13), foi apresentar à comunidade os resultados alcançados, bem como trocar conhecimentos e firmar compromissos para a preservação das águas.

O projeto realizou o diagnóstico da qualidade e disponibilidade das águas na UTE e implantou uma rede de monitoramento de qualidade da água na sub-bacia do córrego do Brumado, que foi escolhida pelos membros do Subcomitê Poderoso Vermelho pela sua importância no contexto do desenvolvimento da agricultura familiar sustentável no município de Sabará e do Projeto Comunidade que Sustenta a Agricultura (CSA). O projeto também executou ações para fomentar a agricultura sustentável de base agroecológica no distrito de Ravena, em Sabará.

O engenheiro agrônomo da Localmaq, empresa contratada para executar o projeto, Rafael Alexandre Sá, mostrou aos presentes as ações. “Realizamos um diagnóstico ambiental na sub-bacia do córrego Brumado com foco no estudo de uso e ocupação do solo e determinou os principais fatores de pressão ambiental. Realizamos o cadastro de produtores rurais orgânicos com o objetivo de identificar os que já são existentes, bem como cadastrar novos, fomentando assim a agricultura familiar sustentável de base agroecológica”, explicou.

O projeto também implementou uma rede de monitoramento em cinco pontos estratégicos com 12 campanhas na sub-bacia para avaliação da qualidade das águas. Foram analisados 35 parâmetros, com 60 análises para cada um, totalizando 2.100 análises. Os resultados mostram que, apesar das interferências antrópicas ocorridas ao longo do período monitorado na sub-bacia do córrego Brumado, os índices de qualidade observados apresentam, de maneira geral, níveis bons de qualidade de água.

Também foi feito um plano de ação com o detalhamento de medidas que devem ser tomadas para a melhoria da condição hidroambiental da sub-bacia do córrego do Brumado, propondo ações para a recuperação dos cursos d’água.

Veja as fotos do evento:

Para o representante da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gearis) no Subcomitê Poderoso Vermelho, Vicente Rodrigues, o projeto cumpriu a sua função. “O projeto hidroambiental da UTE Poderoso Vermelho é muito interessante e tem como foco a questão da qualidade da água. O projeto chega ao final cumprindo o seu papel com vários pontos positivos e vai subsidiar o Subcomitê a buscar recursos para a recuperação da sub-bacia do Córrego Brumado”.

Durante o evento, o conselheiro Júlio Bernardes, representante da sociedade civil na coordenação do Subcomitê Poderoso Vermelho, fez a leitura de um ofício que será encaminhado ao presidente do CBH Rio das Velhas, questionando algumas ações executadas pela empresa. Para o conselheiro, o foco do projeto deveria ser mostrar quem está poluindo o córrego Brumado para que os órgão fiscalizadores possam agir de forma efetiva.

O projeto foi aprovado no primeiro Chamamento Público de Projetos do CBH Rio das Velhas, em 2015, quando foram convocadas instituições ambientais, Subcomitês e prefeituras dos municípios inseridos na bacia a apresentarem demandas espontâneas de estudos, projetos e obras, visando à racionalização do uso e a melhoria dos aspectos qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

UTE Poderoso Vermelho

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Poderoso Vermelho localiza-se no Médio Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas. A unidade ocupa uma área de 360,48 km2 e conta com uma população de 229.173 habitantes. Os principais rios desta UTE são os Ribeirões Vermelho, Poderoso, das Bicas e o Córrego Santo Antônio.

Os principais desafios relacionados à qualidade e disponibilidade das águas da UTE Poderoso Vermelho estão relacionados aos impactos causados pelas atividades minerárias, processos erosivos, lançamentos de esgotos domésticos e de efluentes industriais in natura.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Luiza Baggio