Seminário inicial do projeto “Revitalização da Lagoa do Fluminense” aconteceu em Matozinhos (MG)

23/05/2017 - 18:11

O Subcomitê Carste, vinculado ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), e a NeoGeo Engenharia, empresa contratada para a execução do projeto, realizaram no dia 18/05 (quinta-feira), um seminário inicial, em Matozinhos, com o objetivo de apresentar a comunidade o projeto “Revitalização da Lagoa do Fluminense”.

O projeto faz parte das demandas espontâneas, que foram apresentadas no 1º Chamamento Público de Projetos de 2015. A demanda visa à melhoria hidroambiental da região através da redução dos processos erosivos e aumento de recarga hídrica da lagoa, assim serão realizadas ações de recuperação de área degradada, plantio de mudas, cercamento e construção de barraginhas. Além disso, serão realizados trabalhos de mobilização social e educação ambiental.

Iniciando o seminário, os presentes assistiram a uma apresentação teatral, que abordou temas como a conservação ambiental, as atividades prejudiciais para a Lagoa do Fluminense e sobre o Mocambeiro, localidade em que se encontra a Lagoa.

A conselheira do Subcomitê Carste, Francisca Martins falou sobre a Lagoa do Fluminense e pediu a parceria da comunidade do Mocambeiro para a realização das obras. “As pessoas tem que se sentirem donos do projeto, pois é ela que irá se beneficiar com a iniciativa”, reflete Martins.

Dando continuidade, representantes da empresa NeoGeo, empresa licitada, apresentaram as etapas do projeto para a comunidade e salientaram que a iniciativa é o primeiro passo para a melhoria da Lagoa do Fluminense.

Veja a apresentação:

.

Encerrando a programação, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e representantes do projeto “Rede Asas do Carste” ressaltaram a importância da preservação e manutenção ambiental da área cárstica.

Veja as fotos do evento:

APA Carste

No Brasil, uma das principais áreas de relevo cárstico encontra-se na região da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa (MG). Nessa região, a ação solúvel da água sobre as rochas calcárias propiciou a formação de estruturas típicas do carste, como as cavernas.

Na pré-história, essas cavernas abrigavam vida. Por isso, são reconhecidas, não só pela sua riqueza natural, como também por sua importância para a Arqueologia e Paleontologia nacional e mundial.

A APA Carste visa à garantia da conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional e da proteção das cavernas e demais formações cársticas, como os sítios arqueológicos e paleontológicos.

Projeto “Rede Asas do Carste”

O Rede Asas do Carste tem como objetivos principais envolver as escolas na proteção e preservação do meio ambiente e fazer com que os alunos se sintam conhecedores e participantes na construção e conscientização das mudanças ocorridas no local em que vivem. Para isso, o projeto tem como proposta o diálogo e a parceria com escolas, alunos e professores da rede municipal e estadual instaladas próximas às lagoas cársticas, situadas nos municípios de Lagoa Santa (Lagoa Central e margem do Rio das Velhas), Confins (Lagoa Vargem Bonita), Pedro Leopoldo (Lagoa Santo Antônio e Sumidouro), Matozinhos (Lagoa Fluminense), Funilândia (Lagoa d’Fora) e Prudente Morais (Lagoa do Cercado).

Assista ao vídeo:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br