Seminários encerram Projeto de Produção de Água nas UTEs Jabó- Baldim e Cipó

05/12/2022 - 15:25

Na última semana, o Projeto de Produção de Água do Comitê da Bacia do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) realizado nas Unidades Territoriais Estratégicas (UTEs) de Jabó-Baldim e Rio Cipó foi finalizado com Seminários em localidades do Médio-Alto e Médio-Baixo Rio das Velhas. Iniciado em janeiro deste ano, o projeto beneficiou comunidades em Jaboticatubas, Baldim, Santana do Pirapama e Santana do Riacho com obras hidroambientais que incluem captação de água de chuva, direcionamento correto de enxurradas e eliminação de processos erosivos. Nos encontros, os beneficiados assistiram à apresentação dos resultados e a apresentações artísticas. O projeto é uma das ações realizadas através dos recursos obtidos com a cobrança pelo uso da água.


Ao todo, foram construídas 321 bacias de contenção, 415 metros de terraço de nível, 4.457 metros de cercas em Áreas de Preservação Permanentes (APPs), além de plantio de mudas em 8,31 hectares. A população local também foi capacitada com oficinas de Educação Ambiental realizadas ao longo da execução do projeto. Segundo Caetano Mascarenhas, engenheiro ambiental da Fortal Engenharia, empresa executora do projeto, as obras realizadas vão proteger as APPs, as matas ciliares e contribuir para uma disponibilidade hídrica de qualidade na região. “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesse projeto. A gente espera uma grande melhoria nas microbacias do Córrego do Curral Queimado, do Córrego Grande, do Córrego do Curralinho e do Córrego dos Cocos. As mudas plantadas, juntamente com as bacias de contenção e os terraços vão contribuir para uma melhora significativa na qualidade e quantidade de água da região”, celebra.

“Fizeram aqui para mim as barraginhas sem custo nenhum! Fiquei muito feliz”, conta Maria Madalena dos Reis, moradora de Santana do Riacho. Sua propriedade fica próxima à nascente do Córrego do Curral Queimado e, segundo ela, as obras vão oferecer mais segurança em tempos de fortes chuvas e inundações. “Aqui eu tenho meu pomarzinho e minha horta, mas meu terreno é inclinado, então, quando vem chuva forte, a enxurrada vem carregando cascalho para as nascentes e para os córregos, é uma devastação. Foi um trabalho muito importante, o Córrego do Curral Queimado já estava secando, e agora ele está bem protegido”.

Marcos Lopes, representante da Prefeitura Municipal de Baldim no CBH Rio das Velhas e Subcomitê Rio Cipó, avalia que o projeto executado beneficia não só o meio ambiente, como também auxilia na aproximação e envolvimento das comunidades contempladas. “O CBH Rio das Velhas tem prestado um grande serviço ao meio ambiente e ao modo como a comunidade se relaciona com ele, desde o cuidado com os recursos captados através da cobrança pelo uso dos recursos hídricos, passando pelos projetos, finalizand em ações como essa entrega do programa de revitalização da bacia hidrográfica do Córrego Grande e outros. Como resultados, colhemos muito mais que aumento de infiltração da água no solo, redução de processos erosivos, perda de solo e de assoreamento de cursos hídricos, colhemos o engajamento da comunidade nas questões de preservação do meio ambiente e uma cultura de descobrimento e valorização da nossa região”, destaca.


Confira mais fotos do seminário e da UTE Jabó-Baldim:


Ação é fruto da cobrança pelo uso da água

O Projeto de Produção de Água executado nas UTEs Jabó-Baldim e Rio Cipó foi realizado graças aos recursos arrecadados através da cobrança pelo uso da água. Instrumento de gestão implementado em 2010, a cobrança é uma importante fonte financiamento de diversas ações, como educação ambiental, produção de água, recuperação de áreas degradadas, proteção de nascentes e cabeceiras de rios e muitas outras, como também um convite ao uso racional da água. Essas ações beneficiam não somente a sociedade civil, como também os próprios usuários de água, que poderão contar com segurança hídrica.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Leonardo Ramos
*Fotos: Fernando Piancastelli