SIGA Rio das Velhas é atualizado e pode ser acessado por qualquer dispositivo

01/02/2023 - 17:25

Cinco anos após sua implantação, o Sistema de Informações do Rio das Velhas (SIGA Rio das Velhas) foi atualizado, conta agora com mais um módulo de informações e pode ser acessado por qualquer dispositivo. As melhorias recém aplicadas permitem uma utilização mais eficiente da plataforma tanto para seus usuários quanto para os administradores.


O SIGA Rio das Velhas é uma plataforma online que realiza a gestão do conhecimento, permitindo o acesso de forma abrangente e colaborativa a todos os dados sobre a Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. O Sistema foi financiado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) com o objetivo de fortalecer o gerenciamento de suas informações e de proporcionar mais transparência sobre os dados da bacia hidrográfica.

O Sistema armazena os dados produzidos na elaboração do Plano Diretor de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, além dos dados de acompanhamento das outorgas de uso da água (emitidos para a bacia do Rio das Velhas) e dos dados geográficos da bacia. Também faz a gestão dos conteúdos dos usuários e das ferramentas que compõem a plataforma, permitindo a difusão de informações e conteúdos por meio de uma sala de situação que será futuramente implantada pelo CBH Rio das Velhas.

O gerente de Projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, explica uma das melhorias realizadas no sistema. “A criação do módulo Radar das Ações do PDRH (Plano Diretor de Recursos Hídricos) Rio das Velhas permite o cadastro das ações realizadas para atendimento do PDRH. O novo módulo possibilita o cruzamento de informações com as que são cadastradas no módulo de acompanhamento de projetos (GePro Velhas)”, informou.

Com isso, será possível saber de forma prática quantos contratos estão vinculados a cada programa para cada um dos períodos estipulados. “Dessa forma, o gestor de cada contrato saberá quantas ações estão sendo realizadas para o atendimento de cada programa para comparação”, finalizou Thiago Campos.

Outra melhoria importante no SIGA Rio das Velhas foi tornar a visualização das informações adaptável para qualquer dispositivo (notebooks, desktops, smartphones, celulares, tablets), promovendo mais praticidade no acesso às informações do Módulo de Acompanhamento de Ações.

Vinícius Souza Gomes integra a equipe de Sistemas de Informações responsável pela manutenção do SIGA Rio das Velhas e é um dos responsáveis pela alimentação de dados na plataforma. Segundo ele, “as atualizações no SIGA são constantes, dando mais transparência ao público que pode acessar as informações de cada projeto praticamente em tempo real”, esclareceu.

O sistema de informação sobre a bacia hidrográfica é um dos instrumentos de gestão previstos na Lei 9.433/1997, mais conhecida como Lei das Águas, que estabeleceu a Política Nacional dos Recursos Hídricos.


Uma das atualizações consiste na adaptação do sistema à qualquer tipo de dispositivo


SIGA Rio das Velhas

O CBH Rio das Velhas lançou o SIGA Rio das Velhas no ano de 2017, visto que o Plano Diretor da bacia enfatiza que os investimentos em um Sistema de Informações para a bacia é uma ação prioritária e que deve ser assimilada nos primeiros quatro anos de vigência do PDRH Rio das Velhas, ou seja, até o ano de 2019.

O PDRH Rio das Velhas, ao se referir ao Sistema de Informações também prevê a sua “operação corrente, manutenção e, sobretudo, dos aperfeiçoamentos indispensáveis para que a sua segurança e funcionalidades ocorram de maneira satisfatória e dentro das boas práticas que são requeridas para o atendimento adequado deste instrumento de gestão considerado insubstituível”.

O desenvolvimento do SIGA Rio das Velhas se deu em conjunto com os diversos atores responsáveis pelos processos de gestão hídrica, como usuários de água, poder público e sociedade civil.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Foto: Ohana Padilha