Simpósio mobiliza sociedade e debate experiências para a preservação da bacia do Onça

06/04/2018 - 17:10

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), por meio do Subcomitê do Ribeirão Onça, promoveu o Simpósio da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça com o tema “Nascentes Urbanas e o Caminho das Águas”, no dia 5 de abril, em Belo Horizonte (MG). O evento é parte do projeto hidroambiental “Elaboração de Diagnóstico de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça” e teve o objetivo de promover a discussão participativa sobre a gestão das águas urbanas.

Para o presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano, o projeto de nascentes urbanas é vitorioso. “Conquistamos visibilidade dentro da região metropolitana de Belo Horizonte com o projeto das nascentes urbanas que ganhou força e nos possibilitou mostrar a visão da água dentro da cidade. As pessoas começaram a enxergar que a água brota nas nascentes, mesmo dentro da região urbana e, que portanto, devem ser cuidadas porque são elas que formam os córregos”, explicou.

O simpósio teve início com uma mesa redonda sobre o tema “Gestão e governança dos recursos hídricos: o papel do ‘nós’, da nascente à foz” que teve o intuito de provocar a população para trazê-la à discussão. Participaram os representantes da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Ricardo de Miranda Aroeira; da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Contagem, Erick Machado, que também é coordenador do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça; e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Rogério Sepúlveda. A mediação da mesa redonda foi realizada pelo presidente do CBH Rio das Velhas, Marcus Vinícius Polignano.

Os participantes falaram sobre as questões que envolvem os recursos hídricos e como elas interferem na vida da população. “Água e cidade precisam se entender e conviver. As águas fazem parte do ciclo da vida e não temos como expulsá-las de dentro das cidades. Fico preocupado com as políticas urbanas de macrodrenagem que constroem, cada vez mais, avenidas e canalizações. Ao invés de valorizarmos os rios urbanos estamos fazendo uma política de alagamentos urbanos, o que precisa ser mudado. O debate de hoje foi importante para fortalecer a visão estratégica das águas das cidades”, afirma Polignano.

Ao final do debate Ricardo de Miranda Aroeira, representante da prefeitura de BH falou sobre o Programa de Recuperação Ambiental de Belo Horizonte – DRENURBS que prioriza a reintegração dos cursos d’água à paisagem, abrindo mão da canalização como única solução para a drenagem. Ricardo afirmou que fará o possível dentro da prefeitura para firmar uma parceria do DRENURBS com o Programa Revitaliza do CBH Rio das Velhas.

 À esquerda, presidente do CBH Rio das Velhas (ao centro) media mesa entre representantes da Copasa, do Subcomitê Ribeirão Onça e da prefeitura de BH. À direita, a participação de comunitários de toda a bacia. 

Diagnóstico de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça

O coordenador do projeto pela empresa executora NMC, Guilherme Cerqueira, apresentou o trabalho que, além do cadastramento e caracterização das nascentes da bacia hidrográfica do Ribeirão Onça, prevê também o desenvolvimento de ações de mobilização social e educação ambiental e o plantio de mudas nativas em áreas da região. A meta é catalogar 600 nascentes, registrando as principais informações sobre elas, além da análise de suas águas. “A ideia é criar informação para empoderar as pessoas que vivem próximas às nascentes e que muitas vezes atuam como cuidadores”, afirma Guilherme.

O coordenador do Subcomitê Ribeirão Onça, Erick Machado, destacou o caráter participativo e descentralizado da iniciativa. “Um projeto como esse representa muito a força de um Subcomitê, sobre como fazer uma aproximação com a comunidade e torná-la presente e representada. A participação popular é fundamental para a sobrevivência dos recursos hídricos, por isso, chamo a população a participar das ações do projeto”, afirma.

Confira o vídeo sobre o projeto:

Roda de conversa

Por fim, encerrando o simpósio aconteceu uma roda de conversa sobre “Os caminhos para a valorização das nascentes urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça” envolvendo representantes de entidades atuantes na região do projeto como o Movimento Deixem o Onça Beber Água Limpa/COMUPRA, Núcleo Capão do Projeto Manuelzão, Rede de Apoio ao Desenvolvimento do Jardim Felicidade, Projeto Contagem das Nascentes e Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam).

Cada participante apresentou as ações que realizam em suas comunidades para a preservação das águas. O representante do COMUPRA, Itamar de Paula, falou sobre a criação do Parque Ciliar do Ribeirão Onça e as conquistas da comunidade pela preservação e revitalização dos cursos d’água. “Lutamos muito para fazer valer o que está acontecendo hoje. Essa luta vem há anos quebrando paradigmas. Em parcerias e na coletividade conseguimos alcançar nossos objetivos”, ressalta.

Mostra cultural

O simpósio contou com uma rica programação cultural. Em paralelo ao evento, aconteceu uma Feira de Economia Solidária com produtos artesanais e de alimentação produzidos por moradores e entidades da área de abrangência do projeto.

A programação também contou com uma apresentação do cantor e compositor Black Pio que conta com um repertório marcado pela diversidade rítmica, com folias, sambas, reggaes e soul. O grupo vocal Casa Voz também se apresentou interpretando canções folclóricas, regionais e clássicos da música mineira e brasileira. Finalizando a programação cultural, o cantor, compositor e produtor cultural, Zé Teixeira que é morador de Venda Nova há mais de 40 anos, ambientalista e militante de diversas entidades comunitárias.

O projeto hidroambiental “Elaboração de Diagnóstico de Nascentes Urbanas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça” é executado pela NMC Projetos e Consultoria, a serviço do CBH Rio das Velhas e Subcomitê da Bacia do Ribeirão Onça, com o apoio técnico da Agência Peixe Vivo. Os recursos utilizados são provenientes da Cobrança pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

Veja as fotos do evento:


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br