Subcomitê Carste elege nova coordenação

17/05/2019 - 13:10

Os integrantes do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Carste, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), realizaram reunião no dia 16 de maio, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em Confins, com o objetivo de eleger a gestão 2019-2021. Foi eleito para a coordenação-geral, o representante dos usuários de água, José Aparecido Duarte, da CRH Brasil. Também compõem a coordenação Gefferson Guilherme Rodrigues da Silva, da Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água (APDA), e Isabella de Castro Carvalho, da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa.

Para o novo coordenador-geral, José Duarte, o Subcomitê tem um papel importante de mobilizar e sensibilizar a população da sub-bacia. “Espero desenvolver um bom trabalho à frente do Subcomitê Carste e deixar um legado. Vou analisar o que tem sido realizado nos últimos anos na região e, assim, definir as diretrizes para trazer um fortalecimento para o nosso território e aumentar cada vez mais a participação das pessoas”, declarou.

Esq. p/ dir.: Isabella de Castro Carvalho, da Prefeitura Municipal de Lagoa Santa (coordenadora do poder público); José Aparecido Duarte, da CRH Brasil (coordenação-geral e representante dos usuários de água); e Gefferson Guilherme Rodrigues da Silva, da Associação Portuguesa dos Distribuidores de Água (coordenador da sociedade civil). 

O principal projeto realizado pelo Subcomitê é o “Rede Asas do Carste”, desenvolvido desde 2015 nos municípios de Lagoa Santa (Lagoa Central e Margem do Rio das Velhas), Confins (Lagoa Vargem Bonita), Pedro Leopoldo (Lagoa Santo Antônio e Sumidouro), Matozinhos (Lagoa Fluminense), Funilândia (Lagoa d’Fora) e Prudente Morais (Lagoa do Cercado). O “Rede Asas do Carste” tem como proposta desenvolver, com professores e alunos da rede municipal e estadual que estão instaladas próximas às lagoas cársticas atividades de campo para monitoramento e observação de aves no ambiente cárstico para que, assim, entendam o contexto em que vivem.

De forma coletiva e participativa, os Subcomitês discutem maneiras de compatibilizar o equilíbrio ecológico com o desenvolvimento econômico e socioambiental nas sub-bacias. Na condição de cidadã e cidadão, representante da sociedade civil, poder público ou usuário de água, é direito e dever de todos acompanhar as decisões que são definidas referente à gestão das águas, podendo exercê-la como membro eletivo de um Subcomitê.

Veja as fotos da reunião de eleição:

Água: participação, cidadania e política

Durante a reunião para eleição da nova gestão do Subcomitê Carste, os conselheiros assistiram a uma palestra com o tema “Água: participação, cidadania e política”, ministrada por Fernanda Matos. O objetivo foi mostrar a importância da água para a vida humana e o papel dos membros do Subcomitê na gestão dos recursos hídricos.

“A água é um recurso natural de extrema importância para a existência humana, além de ser um direito universal. Por isso, o uso consciente, a preservação e os cuidados para garantias futuras é de responsabilidade de todos nós. Praticamente todas as atividades humanas fazem uso da água”, disse Fernanda Matos.

A palestrante finalizou deixando uma reflexão aos participantes: “Qual é o papel de um membro de Subcomitê de Bacia Hidrográfica?”, instigou.

Fernanda Matos é doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG), subcoordenadora geral do Projeto Governança e Recursos Hídricos, membro do GEGOP-CLACSO, do Observatório de Governança das Águas e líder Climática pelo The Climate Reality Project.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Luiza Baggio