Subcomitê Guaicuí elege novos coordenadores

03/12/2019 - 15:18

O Subcomitê Guaicuí, ligado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), elegeu na última quinta-feira (28) os novos coordenadores para a gestão 2020-2022. A eleição aconteceu em Lassance, na Câmara Municipal.

Dentre as pautas discutidas pelo Subcomitê para os próximos anos, destaque parao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que foi entregue à prefeitura de Lassance na última semana e entra em nova fase, ea proposta de esgotamento sanitário para o município, que pretende implantar fossas com Tanque de Evapotranspiração (TEvap) ou fossa Séptica Biodigestora.

Os novos coordenadores e conselheiros também debateram sobre o Projeto Resgatando Jovens – Viveiros de Mudas da comunidade de Porteiras, em Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, e o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Cabral. No geral, esses itens serão os desafios do coordenador geral Eustáquio Pinheiro da Silva, que representa o poder público, de Zita Rodrigues Ruas, representante da sociedade civil, e de Jefferson João de Macedo, eleito pelos usuários de água.

Segundo Eustáquio, diretor de Meio Ambiente na prefeitura de Lassancee eleito pelo segundo mandando seguido como coordenador geral, os desafios continuam e o trabalho pede continuidade. “Fechamos um ciclo maravilhoso. Entregamos o PMSB de Lassance, além de realizarmos diversos projetos hidroambientais na região. Porém, não podemos acomodar, aluta continua. Pois temos novos desafios e projetos, neste momento já estamos pensando em conseguir novos recursos, tudo com o intuito de preservar o meio ambiente e melhor a qualidade de vida de todos que estão no Baixo Rio das Velhas”, observou Eustáquio.

Veja as fotos da reunião:

Para o gerente de Recursos Humanos da Ecoagrícola, Jefferson de Macedo, que pela primeira vez está como coordenador dos usuários de água, a ideia é agregar valores.“Estamos aqui para ajudar. A ideia é trabalhar pela preservação com muito serviço, sempre acessível para ensinar e também aberto a aprender”, disse.

Já a conselheira e agora representante da sociedade civil, Zita Ruas, acredita que o Subcomitê está bem representado. “Como secretária da Associação de Porteiras, luto pela comunidade e pela bacia do Rio das Velhas. Estamos bem divididos, com representantes de Lassance, Várzea da Palma e Barra do Guaicuí, todos com o mesmo pensamento: cuidar das pessoas e do Rio das Velhas. Por isso vamos batalhar pelo Plano de Manejo e pelo Projeto Resgatando Jovens”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Tiago Rodrigues