Subcomitê Ribeirão Caeté-Sabará elege nova coordenação e atuará por mais participação social

11/04/2019 - 20:25

Responsável por uma área de 331,56 km² com uma população de quase 83,5 mil pessoas, a Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Caeté-Sabará integra os municípios Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. Nesta quarta-feira (10), o Subcomitê Ribeirão Caeté-Sabará, que atua neste território, elegeu sua nova coordenadoria geral e os coordenadores para a sociedade civil, usuários e poder público, durante reunião em Caeté.

Realizada de dois em dois anos, além de eleger as coordenações, as eleições dos subcomitês também definem titulares e suplentes para cada segmento. As vagas são ocupadas em igual número em cada uma das esferas por quem se apresenta na reunião ou se manifesta previamente.

Entenda o papel do comitê e dos conselheiros dos subcomitês do CBH Rio das Velhas:

 

Para a gestão de 2019 a 2021, foram definidos os nomes de Fernanda Franco – Coordenação geral e Coordenação do Poder Público; Jeferson Paes – Coordenação da Sociedade Civil; Adriana da Cruz Pires – Coordenação dos Usuários.

Da esquerda para direita, Jeferson Paes (Coordenador da Sociedade Civil), Fernanda Franco (Coordenadora Geral e do Poder Público) e Adriana da Cruz Pires (Coordenadora dos Usuários). Crédito: Michelle Parron

Eleita para assumir o papel de coordenadora geral, a técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caeté, Fernanda Franco, é conselheira do Subcomitê há mais de seis anos. “Fazer o conselho andar é uma responsabilidade muito grande, sabendo que ele tem um papel fundamental nos municípios. Nosso subcomitê é muito atuante, com pessoas engajadas, mas que precisa de mais membros para aumentar a participação social”, relata a nova coordenadora que espera desempenhar um bom trabalho ao lado dos outros coordenadores e conselheiros.

Para o engenheiro ambiental Jeferson Paes, que até então ocupava o cargo de coordenador geral, o mais importante para um subcomitê é conquistar o apoio de todos, ou seja, da comunidade, da prefeitura, das empresas, para que as informações e as ações sejam trabalhadas da melhor forma possível. “Quando eu me tornei coordenador geral eu aprendi muito. Aprendi que não adianta fazer um projeto se você não tem planejamento sobre o que vai ser executado, se você não tem uma diretriz sobre o que você realmente quer e qual a prioridade”, explica Paes.

Para quem está na luta há anos pela preservação das águas e para o fortalecimento do trabalho do CBH Rio das Velhas e do Subcomitê Caeté-Sabará, Ademir Martins Bento acredita que é fundamental a renovação do Subcomitê e espera mais participação das pessoas. O conselheiro já esteve na coordenação do Caeté-Sabará e é um profundo conhecedor dos problemas e conquistas do município de Caeté. Seu trabalho e dedicação ao meio ambiente e ao Rio das Velhas foi retratado na matéria “Ademir e o Gandarela”, na última edição da Revista Rio das Velhas.

Entre os tantos desafios enfrentados ao longo desses anos, Ademir relembra algumas das conquistas, entre elas a transposição de água da sub-bacia Rio Taquaraçu para a sub-bacia do Ribeirão Caeté-Sabará. “Hoje essa água é bombeada para uma estação de tratamento de água que abastece 70% da cidade que tá na calha do Ribeirão Caeté, mas o segundo passo agora é efetivar uma política de uso dessa água, que ai não depende mais do comitê”.

Veja as fotos da reunião:

Conheça a UTE Caeté-Sabará:

Localiza-se no Alto Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Caeté, Raposos, Sabará e Santa Luzia. A Unidade possui uma área de 331,56 km² e sua população chega a quase 83,5 mil habitantes. Os principais cursos d’água da UTE são o Ribeirão Sabará, Córrego Caeté, Ribeirão Juca Vieira e Ribeirão Gaia. Saiba mais sobre a UTE.

Veja as fotos da região:

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Michelle Parron
Fotos: Michelle Parron, Bianca Aun e Ohana Padilha