Subcomitê Rio Bicudo capacita servidores da Secretaria de Educação de Morro da Garça em gestão de recursos hídricos

02/03/2021 - 10:55

Os servidores da Secretaria Municipal de Educação do município de Morro da Garça, na região do Baixo Rio das Velhas, participaram de uma capacitação em gestão dos recursos hídricos promovida pelo Subcomitê Rio Bicudo, vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), no dia 24 de fevereiro.

O coordenador-geral do Subcomitê, Luiz Felippe Porto Maia, explicou o que é gestão de recursos hídricos, apresentou o CBH e suas ações, bem como o Subcomitê Rio Bicudo e os projetos executados pela entidade na região de Morro da Garça e Corinto. “Mostramos o relevante trabalho do CBH Rio das Velhas. As ações para melhoria do meio ambiente precisam de foco e planejamento para alcançar os resultados desejados. Por isso, capacitamos os servidores da Secretaria de Educação de Morro da Garça e acreditamos que ajudará a dar um norte para as professoras no que elas podem ensinar dentro da sala de aula e que vai colaborar para melhorias no meio ambiente”, esclareceu Luiz Felippe.

Já o conselheiro Leandro Vaz Pereira mostrou as ações relacionadas ao saneamento básico e como elas impactam no meio ambiente e recursos hídricos. Ele também abordou como deve ser a gestão adequada dos resíduos sólidos em um município.

O prefeito de Morro da Garça, Márcio Túlio Leite Rocha, também participou da capacitação. “Conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o meio ambiente atualmente é de grande relevância. A capacitação para as professoras, diretoras de escolas e coordenadoras é de grande valia, visto que são elas que ensinam as crianças que são o nosso futuro. São elas, as crianças, que vão passar para os pais em casa os ensinamentos sobre a preservação do meio ambiente. Por isso, acreditamos que vamos colher bons frutos com a capacitação”, afirmou.

A diretora da escola municipal Nossa Senhora Imaculada Conceição, Arléia Ferreira, foi uma das participantes da capacitação. “Eu não conhecia o CBH Rio das Velhas e fiquei encantada com as ações que já foram realizadas na nossa região para a melhorias dos recursos hídricos e do meio ambiente. Agora o nosso objetivo é aprender mais sobre o Comitê e pensar em ações conjuntas para a nossa região”.

O Subcomitê Rio Bicudo vai alinhar ações em conjunto com a Secretaria de Educação a serem realizadas na região em prol de melhorias no meio ambiente e dos recursos hídricos.

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Bicudo localiza-se no Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Corinto e Morro da Garça. A Unidade ocupa uma área de 2.274,48 km² e detém uma população de 20.813 habitantes. O principal rio desta UTE é o Bicudo, com 148,76 quilômetros de extensão. A bacia do Rio Bicudo possui alguns cursos d`água intermitentes (que secam durante o período de estiagem), fazendo com que a disponibilidade de água nos períodos de seca seja um dos grandes problemas na bacia, que possui uma representativa população rural que utiliza a água na produção agrícola e pecuária.

O Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Bicudo foi instituído em 30 de março de 2011, composto pelos municípios de Corinto e Morro da Garça.


Veja as fotos da região: 


Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Luiz Felippe, Michelle Parron e Ohana Padilha