Subcomitê Rio Cipó comemora 10 anos de existência

24/02/2022 - 10:55

Na última segunda-feira (21), os membros do Subcomitê Rio Cipó, criado em 09 de fevereiro de 2012, se reuniram no Parque Nacional da Serra do Cipó para celebrar uma década de mobilização em favor da biodiversidade e da preservação dos cursos d’água do território. Na ocasião, foram discutidas a situação dos municípios inseridos na Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó e as ações futuras.


Poliana Valgas, presidenta do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), abriu a reunião ressaltando a importância do Subcomitê no contexto do CBH e lembrando que seu primeiro contato com a questão ambiental foi através do Subcomitê Rio Cipó. “Quando eu cheguei aqui, recém-formada, confesso que ainda não tinha o olhar para a questão hidroambiental, mas foi justamente aqui que eu aprendi a ter esse olhar. Foi o meu primeiro contato com comitê de bacia. Não é segredo para ninguém que o rio Cipó tem papel essencial na sobrevivência do Rio das Velhas e que as pressões aqui são muitas. Muito do que eu sou hoje se deve a ter visto o envolvimento das pessoas que compõem o Subcomitê nessas questões. O Subcomitê Rio Cipó é sinônimo de pessoas muito aguerridas.”

A coordenadora da entidade, Carolina Noronha, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o desafio da mobilização em tempos de pandemia. “Entendendo a responsabilidade, inclusive pela história que a Poliana acabou de lembrar, estamos fazendo esta primeira reunião presencial no intuito de retomar o que foi feito nesses dez anos, sabendo que, nos últimos dois, por conta da pandemia, houve uma certa desmobilização, mesmo que nós tenhamos continuado a nos encontrar virtualmente.”

O encontro foi finalizado com a comemoração da primeira década do Subcomitê.

Momento dos municípios

Durante a reunião, representantes dos diversos municípios que compõem a UTE Rio Cipó puderam compartilhar um pouco da realidade do trabalho nos locais onde moram. Pedro Silvério, Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Santana de Pirapama, iniciou os repasses evidenciando os desafios de seu município com as chuvas deste início de ano que causaram cheias por toda a bacia. “As nossas estradas estão em situação muito precária, e um sonho que eu tenho é de construir, de Santana do Pirapama até o distrito de de Fechados, uma estrada rural ecológica. Mas, no local onde foi realizado um projeto hidroambiental, a situação está sob controle e, mesmo com as fortes chuvas, os produtores não perderam suas produções”, informou.

Já Fernando Silva, Secretário de Segurança Social e Meio Ambiente de Jaboticatubas, comunicou que o principal desafio que o município tem enfrentado diz respeito ao turismo predatório. “A maior questão que enfrentamos hoje é o assédio do turismo que leva ao parcelamento irregular do solo, com comprometimento de nascentes e rios. Por outro lado, já executamos projetos ambientais que totalizam 557 barraginhas construídas – onde já há relatos de novas nascentes – e 27 nascentes cercadas com 10 mil metros de cerca”, comemora.

Em Santana do Riacho, os desafios estão relacionados principalmente ao ribeirão Soberbo, segundo Samara Ribeiro, Diretora da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município. “Há uma questão preocupante que é a captação de água na nascente do Soberbo, aliada aos desafios de saneamento básico do ribeirão. Há pessoas que o utilizam para lavar roupa e vasilhas, além do fato de que muitas das famílias que moram ao longo do Soberbo ainda utilizam fossas negras ou fossas muito simples. O nosso cemitério se encontra à beira do rio também”, enfatizou.


Confira mais fotos da cerimônia: 


Agência Peixe Vivo visita o Subcomitê

A coordenadora do Subcomitê, Carolina Noronha, informou que a Agência Peixe Vivo realizou uma visita técnica na região do Soberbo para o Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Rio das Velhas. A microbacia do Soberbo foi uma das quatro contempladas com recursos do programa. Segundo Carolina, a reunião teve como objetivo o entendimento sobre o que é o programa por parte do Subcomitê, assim como possibilitou que a Agência conhecesse melhor as demandas da microbacia. O Subcomitê criará um Grupo de Trabalho para acompanhar o diagnóstico e execução do programa.

Seminário das águas

Renata Apoloni, representante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), apresentou um panorama geral das propostas para o Seminário das Águas. O evento, que está previsto para iniciar no dia 5 de junho deste ano, pretende discutir o uso das águas através de palestras, oficinas e outras ações, de forma a conectar os diversos agentes da sociedade entre si num único propósito de entender a importância das águas na bacia e a urgência de preservá-las.

UTE Rio Cipó

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Cipó localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Baldim, Congonhas do Norte, Jaboticatubas, Presidente Juscelino, Santana de Pirapama e Santana do Riacho. A Unidade ocupa uma área de 2.184,86 km. Caracteriza-se por ser uma belíssima região, com cachoeiras e lugares com esplêndidas formações rochosas.

O Rio Cipó é o contribuinte de melhor qualidade de água e maior diversidade de peixes. A Unidade tem como principais rios o Cipó, com 252,12 km de extensão, o Ribeirão Soberbo, Córrego da Lapinha, Córrego Rio Preto, Córrego Mata Capim e Rio Parauninha.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Leonardo Ramos
Fotos: Leonardo Ramos