Subcomitê Rio Curimataí tem novos coordenadores

05/06/2019 - 18:18

Na última sexta-feira (31), o Subcomitê Rio Curimataí, ligado ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), elegeu, na sede do Parque Estadual da Serra do Cabral, em Buenópolis, os novos coordenadores para gestão 2019 – 2021.

A eleição foi presidida pelo mobilizador do CBH Rio das Velhas, Élio Domingos Neto, e, de forma organizada, os interessados presentes elegeram Mariângela Santos Machado, procuradora do município de Joaquim Felício, como coordenadora e representante do poder público; Hermes Carneiro de Santana, da Associação Sumidouro Alto Mangabeira de Augusto de Lima, como coordenador e representante dos usuários de água e Hugo Lana Filho, do Instituto Guaicuy/ Manuelzão, como coordenador e representante da sociedade civil.

Muito motivado para os novos desafios, Hugo Lana, que é diretor de Meio Ambiente na prefeitura de Buenópolis, também foi indicado como coordenador-geral do Subcomitê Curimataí. “Estou determinado e com muita vontade de buscar novos projetos. Também vamos dar continuidade aos trabalhos. Esse grupo que faço parte está junto desde 2013 nessa luta pela preservação ambiental. Então, vamos forte na luta pelo bem comum, sempre defendendo o Rio das Velhas e o Curimataí”, finaliza Lana.

Para Valmir Barral, que esteve à frente do subcomitê na gestão 2017-2019, a sensação é de dever cumprido. “Foi uma gestão desafiadora. Executamos com maestria o Projeto Hidroambiental na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Rio Curimataí, no Baixo Rio das Velhas. Foram construídas 925 unidades de barraginhas, cercamos áreas de proteção permanente e nascentes, plantamos mudas de espécies nativas, fizemos paliçadas e terrações. Enfim, foi um sucesso”, relata Barral.

O ex-coordenador lembrou ainda que a repercussão do projeto foi bastante positiva dentro dos três municípios que fazem parte do Subcomitê Rio Curimataí. “O produtor rural abraçou o projeto, apropriou-se dele. Por onde tenho andado escuto a população elogiando e pedindo novas ações. Então, entrego um subcomitê fortalecido, feliz por um legado de conscientização ambiental, em que todos, produtor rural, sociedade civil e poder público colaboraram de forma intensa. Todos eles se engajaram, uma união maravilhosa, tanto que refletiu hoje, na eleição dos novos coordenadores. Quem esteve aqui quer dar continuidade, quer lutar pela região, quer preservar a bacia do Rio Curimataí”, finaliza Barral.

Veja as fotos da eleição:

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE Rio) Curimataí localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Augusto de Lima, Buenópolis e Joaquim Felício. A Unidade ocupa uma área de 2.235,13 km² e detém uma população de 6.830 habitantes. A região é caracterizada por sua beleza natural, serras, cachoeiras e rios preservados, atraindo um número crescente de turistas e sendo responsável por uma recarga de vida e águas limpas para o maltratado Rio das Velhas. Os rios principais da Unidade são Rio Curimataí, Rio Curimataizinho, Córrego de Pedras e Córrego Riachão.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Tiago Rodrigues
*Fotos: Tiago Rodrigues