Subcomitê Rio Itabirito comemora Dia do Rio

27/11/2018 - 18:39

No último sábado (24), comemorou-se o Dia do Rio. Em alusão à data, o Subcomitê Rio Itabirito realizou uma ação de educação socioambiental com os alunos da escola Jayme Martins, capacitados como Fiscais da Água – um projeto do SAAE (Serviço Autônomo de Saneamento Básico) local.

Durante toda a manhã, os alunos abordaram e instruíram as pessoas que circularam pela praça a como serem defensores da água e lembrando a todos da importância de se preservar e manter limpo o rio e os córregos da cidade. Os alunos distribuíram kits com uma lixeira para carros e informativos sobre os cuidados com a água e o meio ambiente.

Para Heloísa França, coordenadora do Subcomitê Rio Itabirito e responsável pelo Projeto Fiscal da Água do SAAE, a palavra da vez é sensibilização: “Trata-se de uma iniciativa importante para a construção de um meio ambiente saudável e o despertar de ações que favoreçam a melhoria da qualidade de vida’’.


Os alunos conscientizaram as pessoas sobre a importância de se preservar e manter limpo o rio e os córregos da cidade.

A ação foi uma iniciativa do Subcomitê do Rio Itabirito, com a parceria igualitária do SAAE, CEA, Estação Ecológica Aredes, Instituto Estadual de Florestas (IEF), Coca-Cola FEMSA, da SAFM Mineração e da empresa Herculano Mineração.

*Com informações e imagens do SAAE de Itabirito.

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Rio Itabirito localiza-se no Alto Rio das Velhas, possui uma área de 541,58 km² composta pelos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Rio Acima. A unidade tem uma população de aproximadamente 32 mil habitantes. O município de maior porte populacional é Itabirito, que concentra 90,1% do total. Os rios principais são o Rio Itabirito, Ribeirão Mata Porcos e Ribeirão do Silva, com extensão de 73 Km dentro da área delimitada para a Unidade Territorial.


Mais informações:

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas
comunicacao@cbhvelhas.org.br