Subcomitê Rio Itabirito promove ações no Dia Mundial da Água

26/03/2019 - 18:09

Uma série de atividades lúdicas que, por meio da educação ambiental, procuraram trabalhar o pertencimento das crianças com os rios, nascentes e córregos marcou as comemorações do Subcomitê Rio Itabirito, pertencente ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), em torno do Dia Mundial da Água (22).

As ações se deram na Escola Municipal de Ribeirão do Eixo, localizada na comunidade rural de mesmo nome, em Itabirito. A coordenadora do Subcomitê Rio Itabirito, Heloísa França, contou que as atividades foram articuladas pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental criado pela entidade e que contou com ampla participação das empresas que a compõem. “Cada empresa cedeu alguma coisa, seja material, cartilha, e a própria mobilização foi feita na sexta-feira durante o dia todo pelos conselheiros e suas equipes. A gente tende a voltar nessa comunidade, onde vemos grande necessidade da realização de ações de Educação Ambiental”, revela.

A escola recebe alunos das comunidades de Água Limpa e Ribeirão do Eixo, ambas inseridas na sub-bacia do Ribeirão do Silva, onde fica a nascente do rio Itabirito. Segundo França, as crianças ficaram lisonjeadas com as ações desenvolvidas. “Elas puderam desenhar o que enxergam da sub-bacia em que estão inseridos, assim como pudemos mostrar a importância da preservação dos recursos hídricos, vídeos temáticos sobre a importância da economia de água, além de oficina de construção de brinquedos com materiais recicláveis. Tivemos muitos elogios da diretoria e professoras que estavam presentes, pois é uma comunidade afastada da zona urbana de Itabirito, que acaba recebendo poucos projetos”, conclui a coordenadora do Subcomitê.

Veja as fotos do evento:

O território

A Unidade Territorial Estratégica Rio Itabirito localiza-se no Alto Rio das Velhas, possui uma área de 541,58 km² composta pelos municípios de Itabirito, Ouro Preto e Rio Acima. A Unidade tem uma população de aproximadamente 32 mil habitantes. O município de maior porte populacional é Itabirito, que concentra 90,1% do total. Os rios principais são o Rio Itabirito, Ribeirão Mata Porcos e Ribeirão do Silva, com extensão de 73 Km dentro da área delimitada para a Unidade Territorial.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiz Ribeiro
Fotos: Jeam Alcântara