Subcomitê Santo Antônio-Maquiné elege novos membros

17/05/2019 - 12:45

Foram eleitos na última quarta-feira (15), na Central de Conselhos do município de Curvelo, os novos membros do Subcomitê da Bacia Hidrográfica Santo Antônio-Maquiné (SCBH Santo Antônio-Maquiné). Com boa presença da comunidade, foram eleitos para acompanhar as decisões referentes à gestão das águas da entidade: Alexandre Rodrigues de Morais (da Siderúrgica Plantar, representante dos Usuários), Hamilton Filho (do Lions, que representa Sociedade Civil e foi designado como o coordenador geral desta gestão) e Jairo César Lopes (EMATER), como representante do poder público. A gestão vai deste ano até 2021, quando são realizadas novas eleições.

Alexandre Rodrigues de Morais (da Siderúrgica Plantar, representante dos Usuários), Hamilton Filho (do Lions, que representa Sociedade Civil e foi designado como o coordenador geral desta gestão) e Jairo César Lopes (EMATER).

Recém-empossado, Jairo César Lopes, destaca os planos e o aporte financeiro para o desenvolvimento do trabalho. “Juntamente com a sociedade civil organizada, usuários do sistema de abastecimento de água e o poder público esperamos desenvolver e apoiar decisões no sentido de recuperar ambientalmente os vários cursos de água desta região do Maquiné. Contamos com recursos na ordem de R$ 1,2 milhões e o investimento será na construção de barraginhas, terraços e cercamento de nascentes, além do plantio de árvores nativas onde contamos ainda com grande vazão de água”, explica Jairo.

Marco Aurélio Machado, representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), avalia que o subcomitê acompanha a execução do projeto hidroambiental do córrego Santa Maria, que é um afluente do Rio Santo Antônio, e principal ribeirão do município de Curvelo. “Também participamos ativamente das várias ações ambientais realizadas na cidade. Foi feito um esforço para que trouxéssemos outros participantes para trabalhar junto ao subcomitê e conseguimos. De nove representantes hoje contamos com mais de 25 pessoas ligadas ao poder público, sociedade civil e usuários do sistema para junto de nós. Esse sangue novo é importante para a tomada de decisões”, comemora Marco.

Veja as fotos da reunião de eleição do Subcomitê:

O território

A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Santo Antônio-Maquiné localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas e é composta pelos municípios de Curvelo e Inimutaba. A unidade ocupa uma área de 1.336,82 km² e possui 25.047 habitantes. Os principais cursos d’água da região são o Ribeirão Maquiné, com extensão de 90,45 quilômetros, Córrego Santo Antônio, com aproximadamente 25 km passando pela cidade de Curvelo e o Córrego Riacho Fundo.

 

Assessoria de Comunicação CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Roberta Lanza
*Fotos: Roberta Lanza