Subcomitês Arrudas e Onça realizam reunião conjunta e promovem balanço das ações de 2018

18/12/2018 - 13:21

Os Subcomitês do Ribeirão Onça e Ribeirão Arrudas, vinculados ao Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), se reuniram na tarde da última quinta-feira (13) para debaterem os projetos hidroambientais desenvolvidos em 2018.

As empresas GOS Florestal e a NMC Projetos e Consultorias, responsáveis pelos projetos de Revitalização de Nascentes Urbanas nas bacias do Arrudas e Onça, respectivamente, promoveram uma apresentação do que foi realizado em todo o ano. No Arrudas, o projeto caminha para o seu final, com intervenções e melhorias em quatro minas d’água em Belo Horizonte e Sabará. Já no Onça, mais de 600 nascentes foram cadastradas nas regiões do Vilarinho, Isidoro e Baixo Onça, em projeto recentemente concluído.

Um planejamento para os próximos anos, a fim de integrar mais as duas entidades, também foi tema da reunião. Segundo o coordenador do Subcomitê Ribeirão Onça, Eric Machado, a ideia é proporcionar mais atividades, além de promover um reconhecimento territorial. “Um dos territórios que faz parte dessas sub bacias é a represa da Pampulha. Ela tem uma grande importância, ainda mais agora considerada como patrimônio da humanidade pela Unesco. Várias coisas estão sendo conversadas, uma delas é a resolução do problema de esgoto ou, pelo menos, a mitigação desse problema”, declarou.

Os Subcomitês do Ribeirão Onça e Ribeirão Arrudas se reuniram na tarde desta última quinta-feira. (Fotos: Luciana Gomes)

De acordo com o coordenador do Subcomitê Ribeirão Arrudas, Humberto Martins, a primeira reunião de 2019 também será em conjunto. “Os dois subcomitês têm procurado apresentar projetos em comum como forma de minimizar custos”, comentou.

Ainda na reunião, foi discutido o posicionamento da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança (CTOC) sobre o pedido de canalização de curso d’água no bairro Borges, em Belo Horizonte. Na ocasião, os conselheiros decidiram seguir a recomendação do parecer técnico da Agência Peixe Vivo, que aconselhava o indeferimento do pedido de outorga referente à canalização de curso d’água requerido pela Logiguarda Guarda de Veículos e Equipamentos. O documento apontava a necessidade de estudos complementares e que as intervenções poderiam potencializar a ocorrência de inundações a jusante.

Subcomitê Ribeirão Onça

O Subcomitê Ribeirão Onça foi instituído em 10 de fevereiro de 2006 e é composto pelos municípios de Belo Horizonte e Contagem. A Unidade possui uma área de 221,38 km2 e sua população chega é de 1,3 milhões de habitantes. Os principais cursos d’água da UTE são o Ribeirão do Onça, Ribeirão da Pampulha, Córrego da Ressaca, Ribeirão do Cabral, Córrego São João e Córrego da Isidora.

Veja a última notícia do Projeto Hidroambiental do Ribeirão Onça

Subcomitê Ribeirão Arrudas

O Subcomitê Ribeirão Arrudas foi instituído em 25 de agosto de 2006 e é composto pelos municípios de Belo Horizonte, Contagem e Sabará. A Unidade possui uma área de 228,37 km2 e sua população chega a quase 1,2 milhões de habitantes. Os principais cursos d’água desta UTE são o Ribeirão Arrudas, Córrego do Barreiro, Córrego do Jatobá e Córrego Ferrugem.

Veja a última notícia do Projeto Hidroambiental do Ribeirão Arrudas