Subcomitês enviam cartas e ofícios a candidatos à prefeitura sobre demandas urgentes na gestão dos recursos hídricos

27/09/2024 - 16:35

Com a proximidade das eleições municipais de 2024, membros dos Subcomitês ligados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) criaram ofícios e cartas de compromisso endereçadas aos candidatos à prefeitura de seus respectivos municípios de atuação. Os documentos foram redigidos em tópicos de ações relevantes e urgentes a serem incorporadas pelo Poder Público na agenda de preservação do meio ambiente e segurança hídrica.


Entre os colegiados que participaram da ação estão o Subcomitê Poderoso Vermelho, Rio Taquaraçu, Carste e Ribeirão da Mata. Antes da abordagem via carta de compromisso, o Subcomitê Caeté-Sabará enviou aos candidatos um ofício com pontos que julgam prioritários para a próxima gestão municipal.

Fernando Madeira, conselheiro do Subcomitê Caeté-Sabará, comentou sobre o conteúdo. “A iniciativa de enviar ofício para os candidatos surgiu de uma discussão entre os conselheiros para que fosse definida uma estratégia de solicitação e convocação para que algumas condições fossem cumpridas do território. Questões relacionadas a queimadas, a falta de cobertura vegetal, ao desmembramento das áreas, a falta de cuidado com as fontes de água e vários outros problemas relacionados à questão ambiental.”

A intenção dos membros dos Subcomitês é fortalecer o vínculo com o poder público municipal já que o CBH Rio das Velhas é um órgão de Estado. Portanto, fortalecer a atuação política na gestão das águas dos territórios é de suma importância para todas as esferas estarem alinhadas.

José de Castro Procópio, conselheiro dos Subcomitês Ribeirão da Mata e Carste, avaliou essa relação. “É um processo de articulação política muito importante e que, na verdade, precisa ser construído, porque não é uma prioridade desses candidatos, mas não deixa dúvidas de que é muito importante fazer esse movimento de articular com os candidatos para que eles, no mínimo, já saibam da existência do Comitê. […] Para os membros dos Subcomitês, é muito importante que tenhamos as relações com o Poder Público Municipal bem próximas, porque boa parte das atividades relativas, seja ao saneamento básico, seja ao fornecimento de água, controle de águas pluviais, está ligado à gestão municipal, como também a questão de resíduos sólidos. Todas elas são atividades que refletem na água do rio”, afirma.

Ainda segundo Procópio, a carta se torna uma importante memória para o território. Essas cartas enviadas pelos Subcomitês aos candidatos se tornam uma ferramenta importante que depois pode ser acionada, mesmo que os candidatos não as assinem. Quer dizer que eles foram comunicados, eles foram oficializados da existência do Subcomitê e dos seus trabalhos e das importâncias das ações previstas nesses cartas”, pontua.

Os membros de cada Subcomitê debateram em reuniões quais seriam os pontos de destaque enviados nos documentos. Monica LaTorre, coordenadora do Subcomitê Ribeirão da Mata, explicou sobre o desdobramento dos tópicos. “Os critérios para a elaboração da carta de compromisso levaram em consideração a constatação de que poucos candidatos incluíram em seus programas de governo preocupações ambientais e proposta de preservação ambiental na Bacia do Rio das Velhas.”

O Estado de Minas Gerais, assim como outras regiões do Brasil, enfrentam uma temporada de grande dificuldade. O longo período de estiagem tem afetado o Rio das Velhas que segue em situação de escassez hídrica, segundo o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM). Diante de um cenário de emergência climática e eventos extremos que vivenciamos, a pauta de preservação ambiental é mais do que urgente e as propostas dos candidatos às eleições têm sido limitadas. Para que essa situação mude nos próximos anos, é necessária uma atuação política comprometida.

A coordenadora do Subcomitê Poderoso Vermelho, Regina Caminha, também destaca a importância de se estabelecer esse contato com os interessados em ocupar a prefeitura em 2025. O Subcomitê Poderoso Vermelho enviou uma carta de compromisso eleitoral aos candidatos e candidatas das eleições municipais de Sabará, Santa Luzia e Taquaraçu de Minas, área de abrangência do colegiado. “Diante da emergência climática que vivemos, entendemos que os candidatos precisam assumir compromissos ambientais, pois se tratam de questões sobre a qualidade de vida das próximas gerações. Entendemos que somente com o fortalecimento dos laços, entre todos os atores da UTE, conseguiremos prosseguir no avanço sustentável de nossas pautas e alcançar a plena preservação da bacia hidrográfica do Rio das Velhas. Iniciativas assim são necessárias. Propor, apoiar e acompanhar. A efetivação faz parte do nosso trabalho.”

A expectativa é que a abordagem das cartas e ofício seja uma forma de notificar os candidatos do papel político dos Subcomitês e chamar atenção para questões de gestão dos recursos hídricos específicas de cada região.


Assessoria de Comunicação do CBH Rio das Velhas:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Yasmim Paulino
*Foto: Leo Boi